Postado em segunda-feira, 29 de julho de 2024 às 18:06

Presidente da Federação PSOL/Rede cancela convenção e mantém impasse em candidatura

Nova data ainda não foi divulgada, mas tendência é que ocorra no último dia do prazo.


 Alessandro Emergente

A convenção partidária da Federação Psol/Rede, que estava agendada para a manhã do último sábado, foi cancelada e está gerando um impasse interno. A Rede mantém o posicionamento inicial de lançar nome próprio para a disputa da Prefeitura de Alfenas, porém o Psol recuou e diz que ainda está avaliando essa alternativa.

No início deste ano, o nome de Marcelo Polo, filiado a Rede, havia sido colocado como pré-candidato a prefeito, tendo a professora Camila Lélis (Psol) como vice. Em março, Polo chegou a se encontrar com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil e principal liderança da Rede, durante um encontro em Belo Horizonte, como parte das articulações para construção de uma candidatura própria nas eleições de Alfenas. Polo foi professor na Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) e na Unifal (Universidade Federal de Alfenas), onde chegou a ocupar o cargo de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação.

Porém, nas últimas semanas o Psol recuou e passou a considerar a alternativa de não lançar candidatura própria. Existe uma recomendação nacional do Psol para que a legenda não lance candidatura própria em cidades onde há risco de vitória de candidatos ligados ao bolsonarismo e, com isso, poderia haver um apoio crítico ao PT. 

Leonardo Santos, Sander Simaglio e Rodrigo Mikelino integram a executiva municipal da Federação Psol/Rede (Foto: Redes sociais)


O presidente do Psol/Alfenas e da Federação Municipal Psol/Rede, Leonardo Henrique Felício dos Santos, não confirmou uma aproximação com o PT, mas disse que o partido está avaliando a possibilidade de não lançar candidato próprio. Esse posicionamento tem gerado um embate interno com a Rede.

Na quinta-feira (25), o presidente da Rede/Alfenas, Sander Simaglio, e o pré-candidato Marcelo Polo foram a Belo Horizonte após solicitarem uma reunião com a executiva estadual da Federação Psol/Rede sobre o impasse em Alfenas. A recomendação foi de que houvesse uma reunião entre os representantes da Federação Psol/Rede e da Federação PT/PV e PCdoB antes da convenção. Esse encontro ainda não aconteceu.

Convenção cancelada e ainda sem data oficial

A convenção da Federação Psol/Rede estava agendada para manhã do último sábado, na Câmara Municipal, mas foi cancelada pela presidência da Federação. Simaglio disse que a Rede não foi comunicada e que só ficou sabendo do cancelamento pelas redes sociais após publicação, ocorrida ainda no sábado. 

Marcelo em encontro com Marina Silva e a deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede (Foto: Arquivo/Divulgação)


Questionado pela reportagem, Santos alegou que comunicou a direção da Rede. Afirmou ainda que o cancelamento está relacionado a problemas técnicos em seu veículo após o seu retorno de BH. Ainda segundo ele, o adiamento deve ajudar a discussão melhor sobre as estratégias para o cenário local.  

 


O presidente da Federação Municipal informou que ainda não há uma data oficial para a convenção, mas que provavelmente deve ocorrer no dia 5 de agosto, último dia do prazo do calendário eleitoral.

A decisão sobre o posicionamento da Federação Municipal está nas mãos do PSOL, uma vez que dos três integrantes da executiva local, dois são do PSOL: Santos e Rodrigo Mikelino. O representante da Rede é Simaglio, que segue resistindo a possibilidade do não lançamento de candidatura própria.

Silva afirmou que, na eleição proporcional, o impasse é menor, uma vez que a Federação tem 10 nomes para serem lançados com possibilidade de chegar a 12. Segundo ele, são seis pré-candidatos pelo Psol e quatro pela Rede.

No entanto, a reportagem apurou que alguns pré-candidatos a vereador podem desistir da candidatura caso a ideia inicial de candidatura própria na eleição majoritária não seja levada adiante. Pelo menos um desses nomes, Guilherme Abraão, tido como um dos articuladores do grupo, já comunicou a sua desistência em compor a chapa devido a uma proposta profissional em São Paulo e devido a indefinição local.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo