Postado em quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 11:11

Morre Henrique Higino, que inovou cobertura policial em Alfenas

Jornalista marcou época ao ser pioneiro na cobertura online de notícias policiais da cidade.


 Da Redação

O jornalista Henrique Higino, idealizador e um dos fundadores do portal de notícias Alfenas Hoje, morreu na quarta-feira após sofrer um infarto. O seu corpo será cremado em São Paulo, onde faleceu. Como repórter policial, Higino marcou história ao inovar na cobertura jornalística entre 2007 e 2012.

Em maio de 2007, Higino iniciou um trabalho de cobertura jornalística de notícias policiais, que marcou época. Num período em que poucos se aventuravam na produção de noticiário para veículos online, Higino fundou, ao lado do jornalista Alessandro Emergente, o portal de notícias Alfenas Hoje e ficou responsável pela cobertura policial.

Higino inovou ao publicar notícias policiais com grande agilidade e com qualidade jornalística. Nessa época, era comum matérias publicadas durante a madrugada, pouco após a apuração jornalística de ocorrências policiais ocorridas no final da noite ou no decorrer da madrugada. No início da manhã, ao acordarem, os leitores já podiam acessar as reportagens. 

Henrique Higino marcou época ao ser pioneiro na cobertura policial online (Foto: Arquivo/Alfenas Hoje)



Na época - em que o fluxo de informações era mais lento devido a ausência de aplicativos de mensagens nos aparelhos de celular (como whatsapp) e que as redes sociais ainda engatinhavam - os textos e as fotos jornalísticas de Higino eram a grande e única fonte de informações. Foi pioneiro como repórter policial online no primeiro portal de notícias da cidade, o Alfenas Hoje. O AH, abreviação do nome do portal, também fazia uma alusão aos nomes dos fundadores.

Antes, Higino trabalhou como repórter policial do extinto Jornal da Cidade, que se transformou em Vox Sul de Minas, e chegou a ser coordenador de comunicação da Prefeitura de Alfenas durante o primeiro mandato do ex-prefeito Pompilio Canavez. Também atuou em veículos de comunicação como a TV Alfenas, Folha do Lago, além de uma rápida passagem como correspondente da Folha da Manhã, de Passos.

Em 2014, lançou o livro “A Fita de Alfenas”, um registro jornalístico e histórico sobre um escândalo político ocorrido em Alfenas em 2004 e que ganhou repercussão nacional. Na época, o então prefeito José Wurtemberg Manso (Beg) aparecia distribuindo dinheiro para vereadores dentro do gabinete da prefeitura, o que gerou a cassação de seu mandato bem como o afastamento de vários parlamentares da época.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo