Postado em quarta-feira, 20 de julho de 2022 às 09:01

Como a gestão pode promover uma aprendizagem significativa

Um dos maiores desafios da educação é o aprendizado efetivo dos alunos, seja em qual fase for.


 O conceito de aprendizagem significativa foi criado pelo psicólogo da educação David Paul Ausubel e publicado na obra Psychology of Meaningful Verbal Learning: An Introduction to School Learning, de 1963. Nele, o autor basicamente define que, para a aprendizagem de um novo conteúdo, é preciso considerar os conhecimentos prévios do estudante sobre ele. Ou seja, antes de ensinar qualquer conteúdo, é preciso olhar para o que já se sabe.

Por meio desse método é possível evitar que o novo conhecimento seja armazenado isoladamente, sem qualquer relação com a condição do aluno e sem qualquer sentido atribuído, o que tornaria o processo de aprendizagem mecânico e ineficaz. Então, é com a aprendizagem significativa que o senso crítico dos estudantes é estimulado e que eles podem estabelecer relações, de modo que o conteúdo não seja apenas memorizado, mas também devidamente utilizado e reexaminado ao longo da sua vida.

FORMAS DE PROMOVÊ-LA NA UNIDADE ESCOLAR


É papel dos gestores e professores auxiliarem os estudantes na associação do novo conhecimento ao que eles já trazem de bagagem consigo mesmos de suas vivências. Antes de mais nada, é preciso conhecer os alunos e promover atividades que os estimulem a compartilhar o seu repertório sobre determinado tema, levando em conta os três tipos de aprendizagem significativa: representacional, conceitual e proposicional.

Algumas das atividades desses tipos de aprendizagem já podem ser conhecidas nas escolas, como por exemplo os mapas mentais ou mapas conceituais, por meio dos quais os alunos associam os conceitos de forma subjetiva, o que pode facilitar o seu entendimento e a assimilação, tornando-os, assim, protagonistas de sua aprendizagem.

Outra forma de colocar esse conceito em prática e que também é bastante aplicada é a sala de aula invertida. Nela, os alunos são estimulados a estudar previamente um tema utilizando diversos métodos de pesquisa, e isso inclui também a tecnologia, que pode ser uma aliada nesse processo. Assim, é possível reunir diferentes percepções e apresentar resultados que enriqueçam o debate em sala de aula, tornando o aprendizado mais fácil e prazeroso.

Por fim, vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular reconhece a aprendizagem significativa como um meio de formar um aluno capaz de desenvolver sua ética, reflexão e humanização, além de orientar gestores e professores para que os mesmos considerem e valorizem os conhecimentos prévios dos estudantes, ainda que pareçam insuficientes.





FONTE: Instituto Unibanco



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