Postado em domingo, 8 de maio de 2022 às 10:42

Unesco divulga relatório com recomendações para transformar a educação

Acesso à tecnologia é uma das cinco recomendações para melhorar o nível da educação no Brasil.


 O acesso à tecnologia é uma das cinco recomendações da Unesco para melhorar o nível da educação no Brasil.

A cadeira da escola transforma alunos em imortais. Jhonatam Bueno, de 18 anos, é escritor e dono da cadeira 28 da Academia Estudantil de Letras da escola pública onde estudou, no extremo leste de São Paulo.

“É um sonho que nunca eu imaginei que poderia ser possível, sabe? Foi uma descoberta surreal poder escrever dois livros e hoje ter um nome como escritor, que eu não imaginava mesmo”, conta.
A vocação para a poesia foi uma descoberta da época em que frequentava o projeto inspirado na Academia Brasileira de Letras. Os professores incentivam a leitura e o estudo de um autor.

“O meu primeiro amigo literário foi o Fernando Pessoa. Enjoei dele, e aí eu falei: ‘Por que não fazer outra pessoa? Aí eu fiz o Jhonatam’”, diz César Rocha Antunes Freire, de 11 anos.

“E aí vejo que realmente tem essa identificação, porque a minha realidade com a das crianças aqui é bem próxima. A minha busca em todos os momentos pela educação e na educação é a mesma deles, de poder ler, de poder mostrar as dificuldades, de poder fazer amizades e ao mesmo tempo ser livre”, afirma Jhonatam.

É olhar para educação como a espinha dorsal da cidadania, como propõe o relatório “Reimaginando nossos futuros juntos: um contrato social para a educação”, lançado pela Unesco.

De tempos em tempos, a educação tem que ser repensada. E a pandemia trouxe um novo tempo, que pede respostas urgentes para três perguntas básicas: o que deve continuar a ser feito e talvez até ampliado? O que é melhor abandonar, porque já ficou no passado? E o que precisa começar do zero?

Em linhas gerais, o relatório faz cinco recomendações: desenvolver uma pedagogia com base na solidariedade e na cooperação; elaborar currículos com ênfase na aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar; reconhecer o trabalho dos professores; reimaginar as escolas e usar a tecnologia como suporte, não como substituta; e aproveitar as oportunidades educacionais que aparecem ao longo da vida e em qualquer espaço.

A diretora e representante da Unesco Brasil, Marlova Noleto, diz que o relatório tem impacto global e local.

“A ideia é que os países possam repensar os seus sistemas educacionais e as suas políticas educativas a partir das propostas trazidas pelo relatório, que inova ao considerar a educação um bem público e comum. Além de ser um direito humano fundamental, a educação é também o alicerce de sociedades mais inclusivas e democráticas”, afirma Marlova.
O trabalho organizado pela Unesco no Brasil foi feito em parceria com a Fundação SM e com o Movimento LED, Luz na Educação, iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho.

“O relatório é um documento muito valioso, um documento coletivo e atual que repensa a educação no mundo e tem um olhar de muito valor para o Brasil. Ele é absolutamente atual, ele deve ser um guia não só para o Movimento LED, mas para todas as instituições, todas as pessoas que participam da educação, para sociedade. A diferença, a gente tem que fazer todo o dia. Então todo dia a gente tem que estar repensando a educação”, diz o diretor de Marca e Comunicação da Globo, Manuel Falcão.

Tudo para que outros estudantes possam contar histórias como faz o Jhonatam, nos livros e fora deles: “Eu acho que a educação me transformou muito e fez com que eu fizesse uma amizade de elo com ela para ir para o resto da vida”.

FONTE: G1 Globo



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