Postado em sexta-feira, 8 de outubro de 2021
às 10:10
Vida Viva promove exposição de fotos de mulheres que enfrentaram o câncer de mama
O evento, promovido pela Associação, integra a programação do Outubro Rosa.
Da Redação
O auditório da Associação Vida Viva Alfenas foi palco, na quinta-feira, dia 7, de um evento especialmente significativo em sua programação no contexto do Outubro Rosa. A entidade recebeu as integrantes do grupo Mulheres de Peito para a reunião de entrega simbólica dos banners da exposição de fotografias e “micro biografias” que elas sonhavam realizar.
As peças foram elaboradas pela equipe de comunicação da Associação a partir das imagens voluntariamente clicadas pelas fotógrafas Lucimara Souza e Kelly Lorrani - e produzidas com o patrocínio da empresa Apareça Brasil.
A ideia original é montar a exposição, que não tem fins lucrativos, em diversos locais públicos de Alfenas e região. Nas primeiras semanas, os banners ficarão expostos na sede da Associação Vida Viva Alfenas, que fica na Rua João Paulino Damasceno, nº 1.193, quase em frente à igreja de Santa Rita. O próximo local de visitação será o hall de entrada do Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas.
Os principais objetivos da exposição são a conscientização sobre os perigos do câncer de mama e a quebra dos tabus, preconceitos e medos relacionados com a convivência com a doença através da divulgação das inspiradoras histórias de vida de nove integrantes do grupo, que é independente, mas conta com o apoio da entidade, inclusive prestando apoio assistencial e terapêutico para suas integrantes.
Educação preventiva é uma das missões
A Associação Vida Viva Alfenas, que existe há 19 anos, mais uma vez participa do movimento internacional Outubro Rosa, cuja finalidade original, desde a década de 1990, é a conscientização para a prevenção e a detecção precoce dos cânceres de mama, mas, de alguns anos para cá, vem enfatizando também a educação contra diversos outros tipos de cânceres que também afetam mulheres, incluindo com destaque os de colo uterino e intestino.
As medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus impediram, desde o ano passado, que as equipes voluntárias da Vida Viva realizassem todas as suas ações de conscientização mais tradicionais, como panfletagens em praças e empresas, palestras públicas etc. Foram mantidas, porém, além da decoração temática nas três unidades da associação, a distribuição de folhetos educativos sobre câncer e as postagens especiais nas redes sociais da organização, que mantém ainda um serviço de orientação gratuita ao dispor das mulheres que precisarem de informações e orientações sobre câncer.
Uma das mais importantes contribuições da Vida Viva para a comunidade é o estímulo à discussão sobre a doença, permitindo que as mulheres busquem orientação médica ao perceberem os primeiros sinais do câncer de mama, assim como dos outros; antes de a doença avançar, o que eleva decisivamente a chance de cura, além de diminuir significativamente as sequelas físicas e emocionais.
O câncer de mama, principal tema do Outubro Rosa, causa mais de 18 mil mortes anuais de brasileiras, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Ele ainda é o tipo mais fatal da doença para o público feminino. Também conforme o Inca, no Brasil, em 2020, cerca de 8 mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País. As campanhas da Vida Viva Alfenas tratam justamente desses fatores de risco, além de informar sobre a importância da detecção precoce.
Para sustentar seus serviços assistenciais e terapêuticos, além dos programas educativos e de prevenção, a Vida Viva Alfenas conta com o trabalho de voluntários e com contribuições espontâneas da população. Doações em geral podem ser entregues na sede da Associação, na Rua João Paulino Damasceno, nº 1.193, Loteamento Siqueira. A entidade também mantém um serviço próprio de captação de recursos, o Tele-Vida, pelo tel.: (35) 3299-6622 e pelo WhatsApp 9 9850-1592. Quem preferir doar por PIX pode usar a chave 991600005, que é um número de celular.
Texto: Alexandre Fagundes/Vida Viva
COMENTÁRIOS