Postado em quarta-feira, 16 de junho de 2021
às 09:09
Associação Vida Viva promove Semana do Voluntariado
A ONG comemora o Dia Municipal do Voluntariado Mério Rodrigues, instituído no calendário oficial de Alfenas.
Alessandro Emergente
Aproveitando o Dia Municipal do Voluntariado Mério Rodrigues Alves, comemorado nesta quarta-feira, 16 de junho, a Associação Vida Viva está promovendo uma semana de homenagens aos voluntários da entidade e de instituições parceiras. Devido a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), as ações são realizadas somente na internet, com postagens nas redes sociais.
É a segunda vez que o Dia Municipal do Voluntariado Mério Rodrigues Alves é comemorado. Isso porque a lei (n° 4.958/2020), que instituiu a data no calendário municipal, foi sancionada no ano passado. Com isso, em 2020, as ações comemorativas também foram prejudicadas, uma vez que já estava no período da pandemia.
A data é uma homenagem aos voluntários simbolizados por Mério Rodrigues Alves, voluntário fundador da Associação Vida Viva. Nesta quarta-feira, 16 de junho, Mério – que faleceu em 2013 - completaria 84 anos. “Ele é a nossa inspiração”, comenta Claudinéa Andrade, coordenadora de voluntários e primeira secretária da diretoria do Vida Viva.
Claudinéa explica que a intenção era realizar eventos presenciais com as entidades parceiras e realizar homenagens aos voluntários, mas devido as restrições sanitárias em decorrência da pandemia as ações estão ocorrendo somente online. São postagens, nas redes sociais, de reconhecimento as entidades parceiras.
Antes da pandemia, a Associação Vida Viva contava com 115 voluntários, mas devido as restrições sanitárias esse número caiu. Hoje são 40 voluntários ativos em ações presenciais e outras treze pessoas que atuam à distância, realizando trabalhos de artesanato, confeccionando peças para projetos da entidade.
A coordenadora de voluntários explica que muitos voluntários são pessoas com mais de 60 anos o que dificultou a presença deles em atividades do dia a dia nos espaços da entidade, como Casa de Apoio e a Casa do Café. Essa última conta atualmente com 31 voluntários.
Os 53 voluntários, que atualmente colaboram com os projetos da Associação Vida Viva, se juntam com 30 profissionais da entidade, mas que em muitas ações também atuam como voluntários, como na 2ª Feijoada do Vida Viva, que será no dia 10 de julho.
Entre os 53 voluntários estão Delma Esteves Carvalho e Maria Helena Santos Braga. Elas colaboram com os projetos da Vida Viva desde a fundação ao lado de Mério Rodrigues. “Todo processo depende do voluntariado”, comenta Elisângela de Oliveira, uma das coordenadoras administrativas da ONG, ao falar sobre a importância dos voluntários.
Como ser um voluntário?
Quem tem interesse em colaborar com os projetos do Vida Viva pode entrar em contato com a entidade, em qualquer uma de suas unidades, para se cadastrar. Depois disso, é realizado um processo que inclui verificação de aptidão e treinamentos. Em breve, o cadastro poderá ser feito também pelo site da Associação.
COMENTÁRIOS