Postado em quinta-feira, 1 de abril de 2021
às 12:12
Quadra mantida pela Prefeitura desrespeita Onda Roxa
Mesmo com a proibição contida na Onda Roxa há quadras sendo frequentadas sem restrições, inclusive após às 20h.
Da Reportagem
Uma quadra poliesportiva, administrada pela Secretaria de Esportes de Alfenas, segue funcionando normalmente, inclusive com o sistema de iluminação no período noturno. O funcionamento é proibido de acordo com a Onda Roxa, que permanece em vigor desde o último dia 17 em todo o Estado.
De acordo com o decreto estadual, que teve adesão formal de Alfenas, qualquer área esportiva deve permanecer fechada, além de uma série de restrições como “toque de recolher” a partir das 20h. As deliberações são do Comitê Extraordinário em Minas Gerais, no dia 3 de março.
Porém, na quadra esportiva localizada no bairro Campos Elíseos, na divisa com o Residencial Itaparica, é ocupada diariamente por praticantes de futsal, que realizam partidas, inclusive após às 20h uma vez que há sistema de iluminação no local.
Secretário diz que cadeado foi retirado
A reportagem do Alfenas Hoje entrou em contato com o secretário municipal de Esportes, Marco Antônio Leal, que explicou a situação no local. Segundo ele, a equipe da Secretaria conversou com representantes de diversas comunidades que compreenderam o momento delicado em virtude da pandemia.
Porém, Leal disse que o problema de desrespeito ao decreto tem ocorrido no Campos Elíseos e no Jardim Boa Esperança. No Campos Elíseos, disse que o administrador da quadra chegou a impedir o acesso, porém frequentadores arrebentaram um cadeado e tiveram acesso ao sistema de iluminação, colocando-o novamente em funcionamento.
O contato com o secretário foi feito por telefone no final da tarde de quarta-feira. Na ocasião, Leal disse que retornaria a quadra para conversar com membros da comunidade local para explicar sobre as restrições devido a Onda Roxa e, novamente, lacraria o espaço. Porém, após 20h de quarta-feira, frequentadores ainda estavam no local praticando esporte.
Na semana passada, moradores, próximos ao local, relataram que chegaram a entrar em contato com a Polícia Militar para denunciar o descumprimento da Onda Roxa, que vem sendo alvo de fiscalização da corporação por determinação do governo estadual. Porém, nenhuma viatura foi enviada para coibir o descumprimento do decreto estadual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS