Postado em sexta-feira, 10 de abril de 2020
às 21:09
Atualizada em sábado, 11 de abril de 2020
às 11:43
Padre Waldemilson define vice e coloca seu nome na disputa pela Prefeitura
O vereador filiou-se ao PSB e terá como vice o professor Marcos Bento, diretor da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira.
Alessandro Emergente
O vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PSB) colocou seu nome para a disputa da Prefeitura de Alfenas e já definiu o pré-candidato a vice. Será o professor Marcos Bento, atual diretor da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira. Os dois se filiaram recentemente ao PSB.
O nome de Padre Waldemilson como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro já vinha sendo articulado nos bastidores. Ele buscava um nome para composição da chapa e, nas últimas semanas, bateu o martelo: será Marcos Bento.
Bento é professor de Filosofia e, no ano passado, foi eleito diretor da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira. Será a sua primeira disputa eleitoral. “É uma liderança nova, dentro do perfil de renovação que buscávamos”, disse o parlamentar.
Padre Waldemilsson está em seu segundo mandato como vereador e, em 2018, foi candidato a deputado estadual, obtendo 5.140 votos em Alfenas e 8.827 no total. Sobre a sua opção pela pré-candidatura a prefeito, disse que está relacionada a proposta de renovação que vem construindo em sua trajetória política, além de ser o momento para dar espaço a novas lideranças no Legislativo.
O vereador deixou o PROS e filiou-se ao PSB por intermédio do deputado estadual Cleiton de Oliveira (Professor Claiton). A intenção inicial era promover uma cerimônia de filiação no último dia 2, mas com a recomendação de isolamento social o ato público ficou prejudicado.
Além do Padre, que tem o comando da legenda, foram 34 filiados, o que permitirá uma chapa completa para disputa pela Câmara Municipal. Um dos nomes do grupo é Reginaldo Flauzino (GM Flauzino), que teve o nome cogitado para ser candidato a vice, mas acabou não aceitando a proposta.
Outra liderança do PSB na região é o deputado federal Emidinho Madeira, que tem acordo político com o grupo do PDT, que deve ter Amadeu Peloso como pré-candidato. Padre Waldemilson disse que já havia um compromisso anterior do deputado com os pedetistas, mas que a relação interna é amigável.
O pré-candidato do PSB disse não integrar os grupos políticos tradicionais da cidade e que tem conduzido a sua trajetória na política por ações propositivas, característica de seus dois mandatos. “Acredito na política como a arte do bem comum”, disse.
Em Tempo
Em contato com a reportagem, na manhã deste sábado, Marcos Bento confirmou que seu nome está colocado como pré-candidato, mas qualquer decisão definitiva só será tomada após ouvir a comunidade escolar. As convenções partidárias estão para o período de 20 de julho a 5 de agosto, quando as candidaturas são oficializadas.
Bento disse que foi procurado pelas lideranças do PSB, entre eles o deputado estadual Prof. Cleitinho, e que seu nome está colocado como opção. Porém, Bento afirmou que tem como prioridade, nesse momento, a direção da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira. Caso opte pela disputa eleitoral, terá que deixar a direção da Escola três meses antes do pleito. Esse é o prazo de desincompatibilização definido pela Lei Complementar n° 64/1990.
Confira o texto enviado por Marcos Bento à reportagem:
Neste momento atual de crise política e social não custa nada pensar na administração pública e em uma possível candidatura já que meu nome foi cogitado, mas é importante ressaltar que minha carreira é na educação pública, na qual me dedico a mais de uma década e hoje estou focado em conduzir a Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, que é o meu projeto de vida neste momento.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
COMENTÁRIOS