Postado em segunda-feira, 6 de janeiro de 2020 às 15:03

Registro de BOs na Secretaria de Defesa Social pela GCM está suspenso

Serviço de registro de B.Os era oferecido na sede da Secretaria, no Jardim Aeroporto.


Da Redação

O registro de boletins de ocorrência (B.Os) pela Guarda Civil Municipal (GCM) está suspenso até o estabelecimento de novas regras para o acesso ao sistema informatizado de registros de B.Os. Com isso, o serviço disponibilizado no centro integrado de segurança pública (onde funciona a Secretaria de Defesa Social de Alfenas), no Jardim Aeroporto, pela GCM está suspenso por tempo indeterminado.

No último dia 2, por volta das 16h, o acesso ao sistema passou a ser restrito a Polícia Civil e a Polícia Militar e, desde então, o registro dos B.Os só está sendo feito pelas duas corporações do Estado. A medida afeta todo o Estado de Minas Gerais.

O posto de atendimento para registro de B.Os era disponibilizado pela GCM no centro integrado de segurança pública, de segunda a sexta-feira. Mas, com a restrição do acesso ao sistema, o serviço foi interrompido até que sejam estabelecidas novas regras de acesso pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Com a suspensão do atendimento pela GCM, a população deve acionar diretamente a Polícia Militar. Até essa segunda-feira, quem se dirigiu até a sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, no Jardim Aeroporto, teve que acionar a PM e aguardar o envio de uma viatura para o registro.

A restrição do acesso ao sistema online de registros, denominado sistema Reds, somente pela corporações estaduais foi determinada pela Sejusp. Ao todo foram bloqueadas senhas de 2.197 de agentes municipais.

O acesso desses agentes municipais ao sistema de registro de B.Os é feito mediante a convênios, uma vez que o trabalho entre a PM, Polícia Civil e GCM é realizado de forma integrada. Alguns guardas municipais, por exemplo, são cedidos pela municipalidade as duas corporações.

Entre as medidas para integração das corporações da área de segurança pública está a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne as autoridades do setor. O objetivo da GGI é propor soluções integradas para os principais fatores que influenciam na criminalidade e violência da cidade. O centro integrado de segurança pública foi inaugurado no ano passado.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.