Postado em domingo, 23 de junho de 2019 às 19:08

Do simples ao sofisticado, queijos de MG viram opção versátil no cardápio

Comerciante e cozinheira de Poços de Caldas compartilha dicas de harmonização com queijos da região.


O cardápio dos mineiros, o queijo é escolha certa para as mais diversas refeições e ocasiões. Do café da manhã ao jantar sofisticado, há sempre uma opção para compor o cardápio. A comerciante e cozinheira Eliandra Scassiotti Troyano Domenighetti, de Poços de Caldas (MG), compartilha as combinações que mais têm feito sucesso na cozinha e dá dicas para aproveitar a versatilidade dos queijos de Minas Gerais.

Eliandra conta que sempre gostou de cozinhar e que os queijos sempre fizeram parte do cardápio. Hoje, o carro chefe dos pratos feitos por ela são as massas caseiras. Além de farinha, ovos e queijos, o segredo do sabor passa também pelo afeto.

Ela começou com a produção de massas há 16 anos. Depois de perder o pai, ela e a mãe se juntaram na cozinha e até hoje as lembranças dos momentos em família ao redor do fogão são a inspiração a buscar sempre a melhor receita.

Queijo com o quê?

Os queijos são muitos e as combinações também. Para quem gosta do clássico Romeu e Julieta - no caso, o queijo e goiabada, não a obra de Shakespeare - tem opções de recheio para as massas que combinam os queijos com outras frutas.

Burrata de muçarela de búfala é opção para ocasiões requintadas. Queijo pode ser servido com tomates secos — Foto: Camilla Resende/G1


“Eu costumo usar mais os queijos da região de Minas e coloco alguns importados. Mas a maior parte da produção é feita com o queijo aqui de Minas. Às vezes eu coloco com geleia de pêra, geleia de amora, geleia de damasco. Sempre estou inovando e fazendo novos recheios para massas diferentes”, conta Eliandra.

Misturar o salgado do queijo com o doce de frutas é uma boa pedida para quem gosta de pratos agridoces. Mas não faltam opções para quem não aprecia tanto assim a mistura.

Queijo e mais o quê?

Tantas nuances pedem por variadas harmonizações. As opções são versáteis. Para degustar uma fatia de queijo branco e fresco, um café também fresquinho é a pedida ideal. Algumas bebidas alcoólicas também podem acompanhar os queijos.
Uma das mais tradicionais é o vinho. Eliandra revela que há diferentes uvas para diferentes tipos de queijo. “Para o queijo Brie, por exemplo, combinam os vinhos mais marcantes, como os tintos feitos das uvas Cabernet Sauvignon”, ressalta. Até as cachaças entram na combinação.

“O queijo minas padrão tem opções ainda mais variadas. Para degustar o queijo, uma boa pedida pode ser uma cachaça, também produzida em Minas”, destaca Eliandra.

Há sugestões também para as massas com queijo e variações até de acordo com a meteorologia, como explica Eliandra. “No inverno, uma massa recheada vai bem com uma carne de porco e um vinho tinto. No verão, a combinação pode ser mais fresca. A massa pode ter um molho mais leve e ser harmonizada com um tipo de vinho branco. Tem harmonização para os alimentos e para várias ocasiões.”

Queijo para o quê?

Para incrementar a macarronada do domingo em família ou para festas sofisticadas, a produção mineira atende a todas as ocasiões. Com opções de apresentação e preparo, é possível comer queijo a qualquer hora e em qualquer lugar, acredita Eliandra.
“Nós que estamos em Minas somos privilegiados. Se a gente quiser, podemos comer queijo o dia todo. No café da manhã, a gente pode comer um queijinho fresco com um cafézinho ou um leite. Na hora do almoço, dá pra comer diversos tipos de queijo. A gente pode comer o macarrão com um queijo Minas ralado, ou na salada um queijo muçarela picadinho. No café da tarde, a gente pode comer o pãozinho de queijo”, enumera.

Na produção mineira, até os queijos exóticos têm ganhado espaço e há produtores que investem nos queijos de búfala, que se destacam nas ocasiões mais requintadas.

“À noite, se o jantar for mais sofisticado, a gente pode fazer uma entradinha com tábuas de frios e queijos, queijos com geleias, uma burrata ou uma manta de muçarela de búfala com tomate seco. Em todo prato, a gente pode usar diversos tipos, dos de sabor mais leve ou de sabor mais forte, os queijos que temos em Minas cabem em todas as refeições do nosso dia a dia”, finaliza.

Fonte: G1



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo