Postado em sexta-feira, 16 de novembro de 2018
às 12:12
Alfenas tem mais um nome na disputa pelo Conselho Estadual de Cultura
Aryanne Ribeiro disputa a cadeira de conselheira audiovisual e novas mídias do Consec.
Alessandro Emergente
A região de Alfenas conta com mais um nome na disputa por uma das 18 vagas no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec). É Aryanne Ribeiro, arquiteta e gestora cultura no sul de Minas, que disputa a cadeira de conselheira audiovisual e novas mídias.
O Alfenas Hoje já havia mostrado a candidatura de Guilherme Abraão que está na disputa por uma vaga no segmento produção cultural. Aryanne Ribeiro é arquiteta e gestora cultura no sul de Minas e representando Alfenas pelo Circuito Lago de Furnas.
Para Aryanne, a possibilidade de estar no Conselho Estadual de Cultura faz com que o interior tenha possibilidades de participar mais efetivamente do planejamento e na destinação de recursos para Alfenas e região. Aryanne disputa a vaga para audiovisual e novas mídias, uma área da cultura onde o estado, segundo ela, tem investido e fomentado.
A trajetória da candidata
Aryanne antes de tudo é uma artista. Envolvida com teatro desde a infância, fez sua primeira peça aos 10 anos no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Seguiu com o teatro atuando na peça do escritor Waldir de Luna Carneiro: "A Represa", no qual reinaugurou o Teatro Municipal de Alfenas, que estava fechado após um incêndio.
Junto com o teatro, Aryanne ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde pôde trabalhar junto à projetos de arquitetura, projetos técnicos de teatro como luminotécnica e cenário, sendo premiada em vários festival com as peças: “Você, eu, nada”, “13” (um ao cubo) e “Irmãs”, fazendo também a direção das peças.
Em meio a arte e arquitetura, Aryanne iniciou a sua trajetória em produção cultural na cidade de Varginha, continua produzindo teatro e, por incentivo do Festival de Cinema Nacional de Varginha, Aryanne produz, executa e dirige o filme “Te Peguei”, sendo premiada com o troféu ET de Prata.
De 2006 a 2010 Aryanne entrou no circuito de eventos, com o projeto “Aceita cultura? Com açúcar ou adoçante”, no qual envolveu cinema, fotografia, literatura, artesanato e música em um só espaço, em praças públicas, gratuitamente.
Seguindo na linha do audiovisual, em 2017 Aryanne realizou a 1ª Mostra de Cinema de Fama, com grande repercussão de público e de artistas renomados e, em 2018, a 2ª Mostra de Cinema de Fama.
Ainda em 2017 Aryanne levou até Três Pontas/Mg, o Festival Feira Moderna, um Woodstok Mineiro, em comemoração aos 40 anos do Woodstok Mineiro, reunindo grandes nomes da música como Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, Francis Hime, entre outros.
Como conselheira, Aryanne tem experiência no Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Varginha. “Só a educação e a cultura podem transformar o meio em que vive e transformar vidas”, defende.
A votação
A votação será online, nos dias 3 a 5 de dezembro pelo site do Consec. Cada eleitor poderá votar em um único candidato de sua preferência. Na plataforma online ele terá acesso ao perfil e currículo do candidato.
Estarão aptos a votar qualquer cidadão com domicílio eleitoral em Minas Gerais, com idade mínima de 16 anos, que se interesse por cultura e deseje ajudar a escolher a representação da sociedade civil no Conselho de Política Cultural. Para votar os eleitores devem informar dados como CPF, título de eleitor, endereço e e-mail.
A divulgação do resultado das eleições está prevista para 13 de dezembro. O mandato é válido para o biênio 2019-2020.
O Consec é uma instância da sociedade civil junto à Secretaria e sua missão é acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas do Estado para a Cultura. Trata-se de um órgão colegiado, paritário, de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
SAIBA COMO VOTAR:
Votação online
Período: 3 a 5 de dezembro de 2018
Endereço virtual: www.consec.mg.gov.br
Divulgação dos resultados
Data: 13 de dezembro de 2018.
Saibam quem são os candidatos postulantes ao cargo de presidente do Conselho acessando AQUI:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Representantes de Alfenas são empossados no Conselho Estadual de Cultura
- Alfenas tem 2 representantes eleitos no Conselho Estadual de Cultura
- Alfenas terá candidato ao Conselho Estadual de Cultura
COMENTÁRIOS