Postado em domingo, 28 de abril de 2019 às 12:12

Representantes de Alfenas são empossados no Conselho Estadual de Cultura

Aryanne Ribeiro e Guilherme Abraão foram eleitos em dezembro e cumprirão um mandato de dois anos.


Alessandro Emergente

Dois nomes de Alfenas estão entre os integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) para o biênio 2019/2020. Aryanne Ribeiro e Guilherme Abraão foram empossados essa semana em uma cerimônia em Belo Horizonte, presidida pelo secretário de Estado de Cultura, Marcelo Landi Matte.

A sessão de posse, na última quinta-feira, também marcou o início das atividades do novo mandato do Consec. Foram discutidos temas como o Fundo Estadual de Cultura, a composição das câmaras temáticas e o monitoramento do Plano Estadual de Cultura.

Aryanne Ribeiro e Guilherme Abraão cumprirão o mandato no biênio 2019/2020 (Foto: Divulgação)


A reunião foi no auditório do Iefha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), na capital mineira. Os eleitos representam 14 segmentos da cultura e irão atuar na discussão em prol de políticas culturais para o estado de Minas Gerais.

A eleição que definiu os novos membros do Consec foi em dezembro. Abraão, que é advogado e atuava como superintendente de Cultura de Alfenas, foi eleito para o segmento de produção cultural. A arquiteta e gestora cultural Aryanne representa o segmento audiovisual e novas mídias.

O que é o Consec?

Criado pela Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011, o Consec é um órgão colegiado paritário de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), servindo como instância de governança da sociedade civil junto à Secretaria.

Os membros do Conselho têm como missão acompanhar a elaboração e a implantação das políticas públicas, além de avaliar as atividades, a fim de sugerir aprimoramentos, realizar diagnósticos e propor medidas para o desenvolvimento do Plano Estadual de Cultura.

Mantendo-se como arena de discussão com os atores da sociedade civil e instituições artísticas e culturais, o Consec contribui para integração entre os órgãos públicos e as entidades da iniciativa privada do setor cultural, garantido participação e transparência. É composto por 17 representantes do Poder Público e 17 representantes da sociedade civil organizada, sendo presidido pelo Secretário de Estado de Cultura.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.