Postado em sexta-feira, 19 de outubro de 2018
às 10:17
Crescimento de aguapés em reservatório no Rio Verde preocupa moradores de Varginha
Área equivalente a um quilômetro quadrado foi infestada....
O crescimento de aguapés em uma área com pouco mais de um quilômetro quadrado no Rio Verde tem preocupado os moradores de Varginha (MG). O local faz parte da represa da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Boa Vista II desde o final do ano passado e ainda nem foi inaugurada oficialmente.
De acordo com a bióloga Jaara Cardoso, algumas condições, entre elas a presença de poluição, favorecem o crescimento desse tipo de planta.
“A primeira condição, as águas lentas e paradas, a temperatura, que nessa época do ano é favorável à propagação dela e a terceira condição é o crescimento de matéria orgânica na água, que fornece os nutrientes que ela precisa. Resíduos, decomposição tanto de animais quanto de plantas existentes na água”, disse a bióloga.
Tapete de aguapés cobre reservatório de nova usina construída no Rio Verde, em Varginha — Foto: Reprodução EPTV/
No mês de setembro, o ambientalista Ronipeterson Landin e uma equipe da Fundação Roge, de Delfim Moreira (MG), fizeram uma coleta em três pontos do rio para analisar a composição da água no local. Como resultado foi excesso de matéria orgânica e falta de oxigenação na água.
“Quando chega na zona urbana, se perde muito o oxigênio das águas devido essa grande poluição, devido a esse descarte de esgoto”, explica.
Solução
Para evitar que o crescimento de aguapés afete a área da PCH, foi criada uma barreira entre as margens do rio.
A EPTV Sul de Minas, afiliada Rede Globo, conversou com o representante do comitê da bacia hidrográfica do Rio Verde, Valentin Calenzani, que disse que a situação é reflexo do descaso do poder público.
" O lançamento de esgoto no Rio Verde continua sendo muito grande. Poucas cidades na bacia do Rio Verde tratam o esgoto produzido pela população. Ao mesmo tempo, existe uma preocupação com o lançamento de sedimentos advindos da atividade agrícola, de efluente industrial", pontuou.
Fonte:G1