Postado em terça-feira, 17 de julho de 2018
às 22:10
Instituto Federal do Sul de Minas recebe Selo Solar concedido pelo Instituto Ideal
A certificação foi concedida à Reitoria, na unidade de Pouso Alegre, pela implantação do Projeto IF Solar.
Da Redação
A Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas) recebeu o “Selo Solar”, certificação concedida pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, o Instituto Ideal, a instituições e empresas que fazem uso da energia solar. O selo é um reconhecimento à geração de energia limpa e renovável, o que contribui para a preservação do meio e ambiente.
Primeiro instituto federal do país e primeira instituição de ensino de Minas Gerais a conquistar a certificação, o IFSuldeminas implantou, em 2017, o projeto IFSolar, responsável pela instalação de painéis fotovoltaicos em 16 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, mais de 80 campi aderiram ao projeto, sendo 20 unidades em Minas Gerais e 9 do IFSuldeminas.
O IF Solar é o maior projeto de geração de energia a partir de placas fotovoltaicas criado por uma instituição de ensino do país. Segundo os cálculos da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, a iniciativa gerou a economia de cerca de R$ 615.000,00 anuais ao IFSuldeminas. O setor espera que em aproximadamente 4 anos, os investimentos de implantação do projeto sejam recuperados.
A energia gerada pelas placas instaladas na Reitoria do IFSuldeminas ultrapassa a demanda energética da unidade. Desde que o projeto foi implantado, a Reitoria não paga mais energia elétrica e ainda gera excedente para uso nos campi.
Sistema fotovoltaico
Cada sistema instalado gera em média 104,88 MWh por ano. Desse modo, cada usina solar evita a emissão de 30.608 quilogramas de dióxido de carbono (CO2) ao ano no meio ambiente. No sistema fotovoltaico, a energia elétrica é produzida pela radiação solar.
Uma das vantagens do sistema solar fotovoltaico é que ele não requer alta radiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, que em número menor pode resultar em uma maior produção de eletricidade, quando comparada a dias de céu completamente aberto, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar.
Outras iniciativas sustentáveis – O Projeto IF Solar é um exemplo de projeto sustentável, mas a IFSuldeminas têm outras iniciativas de sucesso na área ambiental, como é o caso da Coleta Seletiva que separa e armazena adequadamente os resíduos; e a captação de água da chuva, na Reitoria do IFSuldeminas são três caixas d´água com capacidade para armazenar cerca de 100 mil litros.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Farmacêutica indiana revela planos para expandir operação em Pouso Alegre
- Noiva é surpreendida com carruagem no dia do casamento
- Multinacional chinesa instala robô gigante em frente a sua fábrica em Pouso Alegre
- Pouso Alegre é campeão mineiro do módulo II
- Sul de Minas entra em rota rodoviária do aeroporto internacional de BH no fim de 2020
COMENTÁRIOS