Postado em segunda-feira, 2 de julho de 2018 às 08:32

Falta de iluminação prejudica voos que chegam ao aeroporto em Poços de Caldas

Aeronaves têm que sair mais cedo da capital porque não podem pousar à noite na cidade...


A falta de iluminação na pista do Aeroporto de Poços de Caldas (MG) está prejudicando os voos que chegam de Belo Horizonte na cidade. O motivo é que as aeronaves têm que sair mais cedo da capital porque não podem pousar à noite na cidade. Segundo a prefeitura, as lâmpadas já foram compradas, mas não foram instaladas por causa do vandalismo.

O início dos voos comerciais em Poços de Caldas completou 1 ano em junho. Atualmente são três voos semanais com destino a Belo Horizonte. Mas a principal reclamação dos usuários destes voos é que a viagem de volta sai muito cedo da capital, por volta de 15h.

O vice-presidente do aeroclube diz que mais de 50 das 130 lâmpadas do aeroporto estão queimadas ou quebradas. "Em torno de 40% de lâmpadas que estão faltando e a Anac permite apenas 15%. Mas está sendo providenciado, está tudo a caminho, em breve estará tudo regularizado", disse o vice-presidente do Aeroclube de Poços de Caldas, Paulo Evangelista Lara.

A falta de iluminação noturna também prejudica outros tipos de voos. "Transporte de emergência, ambulâncias aéreas, no nosso caso da escola, é muito importante, porque todo aluno tem que ter esse adendo na carteira dele, que é o voo noturno", disse o vice-presidente do aeroclube.


Falta de iluminação atrapalha chegada de voos em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)


Até artistas precisam pousar em cidades vizinhas quando precisam fazer shows em Poços de Caldas, o que aumenta o custo para os promotores de eventos. "Hoje o voo é uma praticidade, o artista pode estar numa cidade longe, em duas, três horas, se estiver bem longe ele já está aqui. Geralmente pousa depois das 19h, quase no horário do show, então nós temos que alterar esse logística toda, porque geralmente nós pousamos em São João da Boa Vista (SP) com os artistas", disse o promotor de eventos, Estéfano Valente.

Conforme a prefeitura, as lâmpadas ainda não foram instaladas devido ao vandalismo. Muitas pessoas usam o aeroporto como passagem. Como a área pertence à União, a prefeitura diz que tenta junto ao governo federal verbas para tentar resolver o problema.

"A gente tentou um contato com o governo federal, Ministério da Infraestrutura, pedindo uma força, para fechar o aeroporto com muro, etc. Mas como é uma obra muito cara, nós ainda não recebemos retorno. Nós reforçamos a segurança, o pessoal da Guarda Municipal fica aqui dentro, a gente fez as obras para reformar o cercado, colocamos as placas de advertência e estamos aguardando", disse o coordenador de transportes da prefeitura, Denise Carvalho Assis.







Fonte: G1.globo



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo