Postado em quinta-feira, 21 de junho de 2018
às 12:12
Companhia de teatro de Poços de Caldas apresenta espetáculo inédito no México
Companhia Penduricalhos estreia montagem com números circenses na Cidade do México...
Companhia Penduricalhos, formada por Guilherme Eduardo Teixeira, Marcelo Ambrósio Severino e Natália Monteiro de Freitas, de Poços de Caldas (MG), estreia nesta quinta-feira (20) o espetáculo “Cabaret 3 em 1” na Cidade do México, no México. Os brasileiros prepararam um espetáculo inédito, com apresentações simultâneas de malabares, contorção, dança, mágica, acrobacia e números com palhaços.
O espetáculo acontece no salão de entrada do Centro Cultural Brasil México. O "Cabaret 3 em 1" é marcado por novos desafios aos artistas e surpresas para o público.
"É um espetáculo que exige muito da gente mas que, por outro lado, fez a gente ficar mais tranquilo, porque sempre que um entrava no palco, o outro esperava. Agora que está todo mundo junto, a gente tem uma energia melhor", afirma Guilherme.
Companhia Penduricalhos apresenta dois espetáculos na Cidade do México (Foto: Companhia Penduricalhos )
"O espaço que a gente vai se apresentar é na entrada de um salão, em um lugar muito grande, que tem um pé direito de 10 metros de altura. E vai ser logo na entrada. Quando as pessoas entrarem, o espetáculo já vai estar começando", compelta o artista.
Os artistas foram convidados para apresentação no México pelo Centro Cultural Brasil México, e tiveram a viagem custeada pelo Prêmio Circula Minas. Além da estreia do espetáculo "Cabaret 3 em 1", o grupo apresentou nesta terça-feira (19), com o espetáculo "Fritando com o Palhaço Omelete".
Guilherme em apresentação de "Fritando com o Palhaço Omelete" em Bruxelas, na Bélgica (Foto: Companhia Penduricalhos)
A apresentação da monatagem "Fritando com o Palhaço Omelete" no México reservou boas surpresas a Guilherme, que apresenta números de palhaçaria muda. "Foi uma delícia, descobrimos que os mexicanos adoram a cultura brasileira e a Língua Portuguesa. Na apresentação desta terça-feira, 80% do mexicanos falavam Português", comenta o ator.
Penduricalhos pelo Mundo
O México é o quinto país a receber as apresentações do grupo. Com o espetáculo "Fritando com o Palhaço Omelete", Guilherme viajou para França, Bélgica, Inglaterra e Espanha.
Em Barcelona, na Espanha, os integrantes da companhia fizeram cursos de especialização. Em 2016, Guilherme fez um curso de palhaço com o francês Philippe Gaulier. Entre o fim de 2017 e o começo deste ano, Guilherme e Natália passaram cinco meses na cidade em um curso de arte circense em uma escola de circo chamada Rogelio Rivel.
Arte de Rua
Guilherme passou por cinco países com o espetáculo "Fritando com Palhaço Omelete" (Foto: Companhia Penduricalhos)
A companhia surgiu em março de 2014, mas o envolvimento com a arte começou há cerca de nove anos, quando Guilherme e Marcelo apresentavam números de malabares nas ruas e semáforos de Poços de Caldas e cidades da região. Desde o início, a companhia apresenta apenas teatro de rua. Guilherme comenta que a escolha pelas ruas é filosofia do grupo.
"A gente tem uma filosofia que, no Brasil, por exemplo, apenas 3% das cidades possuem teatro, mas todas as cidades possuem ruas e praças, então a gente gosta disso. Uma forma de divulgar o nosso trabalho é estar na rua, nos apresentando, fazendo arte."
Integrantes de Companhia Penduricalhos, de Poços de Caldas, viajam ao México com espetáculo inédito (Foto: Companhia Penduricalhos)
Depois de tantas viagens, o sentimento de chegar a mais um país é de gratidão. "Com certeza eu me sinto muito privilegiado por tudo isso. É um sonho de praticamente nove anos, de quando eu começava e sonhava ‘será que um dia eu vou fazer malabarismo na França?’. Eu ficava com isso na cabeça, pensando se um dia eu ia conseguir. Eu consegui com a ajuda de todo mundo da companhia", finaliza Guilherme.
Fonte:G1