Postado em quinta-feira, 14 de junho de 2018
às 17:05
Polícia Civil cumpre mandados contra facção criminosa em cidades do Sul de MG
Na região, os mandados foram cumpridos em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Guaxupé...
A Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com a de São Paulo, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em nove cidades dos Sul de Minas. A ação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (14), faz parte da Operação Echelon, que está sendo realizada em 14 estados do Brasil contra uma célula do PCC, facção que age dentro e fora dos presídios.
Na região, os mandados foram cumpridos em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Guaxupé, Extrema, Passos, Itaú de Minas, Botelhos, Caxambu e Fortaleza de Minas. No estado, a Polícia Civil cumpre mandados também no Centro-Oeste, em Divinópolis, e no Alto Paranaíba, em Sacramento.
Foram cumpridos 18 mandados de prisão e de busca e apreensão em Minas Gerais, com o envolvimento de 70 policiais. De acordo com a polícia, muitos dos alvos já estão presos e a maioria das buscas foi nas casas deles, para a coleta de computadores e documentos que possam comprovar a ligação com a facção criminosa.
Prisões em Guaxupé
Um homem e uma mulher foram detidos na cidade suspeitos de integrarem a facção criminosa. Com ela, ainda foi encontrado 1 kg de maconha. Os dois foram levados para Casa Branca. A ação foi realizada em parceria com policiais de Mococa (SP) e São José do Rio Pardo (SP).
Suspeito foi preso em Guaxupé (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Operação Echelon
A célula do PCC investigada pela operação nomeada de Echelon, resultado de uma parceria da polícia com o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, atua em outros estados e países vizinhos.
As investigações começaram a partir de trechos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, por agentes penitenciários. A Polícia Civil identificou sete líderes e confirmou a existência da célula "sintonia de outros estados e países".
O grupo investigado é responsável por acirrar disputa entre facções no país, elevando o número de assassinatos. A operação cumpre 75 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão nesta quinta-feira.
Os mandados estão sendo cumpridos também em cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Alagoas, Goiás, Tocantins, Roraima, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Maranhão.
Fonte: G1