Postado em quinta-feira, 14 de junho de 2018
às 08:08
Mulheres fazem ‘curso de pedreira’ e ganham nova profissão em Pouso Alegre
Em projeto gratuito, oito mulheres aprendem a rotina de trabalho nas obras...
A possibilidade de trabalhar em uma nova área, geralmente masculina, levou oito mulheres a um curso gratuito para se tornarem pedreiras em Pouso Alegre (MG). Mesmo em fase de curso, o projeto já é executado em uma obra real, que será a futura sede de uma associação de moradores.
O curso de Construção Civil é uma parceria de um projeto federal com empresas privadas da cidade. Entre as novas pedreiras, há mulheres que já trabalham em outras funções como auxiliares de limpeza, babás e autônomas.
Algumas viram a vontade de trabalhar como pedreira na família. “Na minha família tem genro, meu pai é pedreiro, então já tá no sangue. Essa oportunidade de fazer o curso de pedreiro foi muito bom, uma coisa super agradável. É um sonho que tô realizando”, conta a auxiliar de limpeza Eunice Silva Santiago.
Mulheres participam de curso para pedreira em Pouso Alegre (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)
“Eu tava à toa, só fazia pequenas coisinhas em casas. Mas imaginar erguendo uma casa futuramente...”, comemora a autônoma Simony Pereira dos Santos.
Para o instrutor do curso, Jairo Rios, são várias as vantagens em trabalhar com o grupo. “As mulheres em uns pontos têm mais facilidade, dedicação, mais empenho”.
A obra da sede da futura sede associação de moradores é para um dos bairros mais populosos de Pouso Alegre, o Cidade Jardim, com cerca de 7 mil pessoas. E todas as mulheres no curso de pedreiras são moradoras.
Todo o material da sede foi doado por moradores, mas não será suficiente para finalizar a obra. Agora a equipe espera ajuda para terminar.
“Quem puder ajudar com material e aqueles que não podem com material, mas podem com a mão de obra, pode vir que nós estamos aceitando. Tanto homem, quanto mulher”.
Mulheres trabalham em obra de Pouso Alegre (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)
Fonte: G1