Postado em segunda-feira, 28 de maio de 2018
às 16:04
Cidades do Sul de MG decretam calamidade pública e situação de emergência
Prefeituras de Itajubá, Lavras, Três Pontas e Cássia emitiram comunicados de suspensão...
Pelo menos quatro cidades do Sul de Minas decretaram calamidade pública ou situação de emergência por crise de abastecimento entre a noite deste domingo (27) e a tarde de segunda-feira (28). Segundo os comunicados, faltam itens essenciais nos municípios de Itajubá, o único em situação de calamidade, além de Lavras, Três Pontas e Cássia. O desabastecimento foi provocado pela paralisação nacional dos caminhoneiros, que está no 8º dia consecutivo.
Em Itajubá, a situação de calamidade pública decretou ponto facultativo nas repartições públicas, suspensão do calendário escolar e do uso de combustíveis apenas para tratamentos fora de domicílio. A situação de calamidade vale até que a cidade volte a ser abastecida.
Veja os serviços afetados pela paralisação no Sul de MG
O comunicado da situação de emergência em Lavras foi publicado nas redes sociais da prefeitura. Segundo o documento, o objetivo é manter a prioridade de serviços essenciais, como atendimentos em hospitais, distribuição de medicamentos, transporte de pacientes, coleta de lixo e tratamentos da saúde mental.
Por conta da falta de abastecimento, a cidade teve aulas na rede municipal suspensas, mas mantém atendimentos na prefeitura.
Lavras (MG) decretou situação de emergência. (Foto: Reprodução EPTV/Tarciso Silva)
Em Três Pontas, a situação de emergência suspendeu serviços como o transporte escolar rural, manutenção de estradas rurais e transporte de pacientes pra outras cidades, exceto hemodiálise. A cidade mantém reduzida a coleta de lixo.
Já em Cássia, a prefeitura também argumentou falta de itens importantes na manutenção dos serviços públicos. A principal medida é a paralisação do funcionamento das repartições públicas nesta terça e quarta-feira, a partir das 11h. O serviço de coleta de lixo será mantido apenas nesta terça-feira.
Fonte: G1