Postado em quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
às 10:02
Indústria fechou 9 mil vagas de empregos em 5 anos nas principais cidades do Sul de MG, aponta Caged
A queda no número de empregos nas indústrias das maiores cidades da região pode ser explicada pelos períodos mais agudos da crise financeira que atingiu o Brasil...
s números do Caged, do Ministério do Trabalho, divulgados na semana passada, mostraram que o Sul de Minas obteve em 2017 o melhor desempenho do últimos 4 anos na geração de empregos. Apesar disso, um levantamento do G1 Sul de Minas com base nos números do Caged dos últimos 5 anos mostram uma situação preocupante: só a indústria fechou 9 mil vagas de emprego nas 10 maiores cidades da região. Na contramão, o setor de serviços abriu 7 mil novos postos de trabalho nesse período.
A queda no número de empregos nas indústrias das maiores cidades da região pode ser explicada pelos períodos mais agudos da crise financeira que atingiu o Brasil. De 2014 a 2016, só esse setor foi responsável pelo fechamento de 10.595 postos de trabalho. O período mais crítico foi o ano de 2015, quando apenas 6.501 vagas foram fechadas nas indústrias das principais cidades da região.
Setor de serviços é o que mais contratou na região nos últimos 5 anos (Foto: Reprodução EPTV)
"Automaticamente essas pessoas que estavam fora do trabalho voltam a consumir no setor de serviços, cabeleireiro, cinema, restaurantes e isso impulsiona o setor de serviços", disse o economista Carlos Frade ao Jornal da EPTV 2ª Edição no dia 29/01.
Os números do Caged em 2017 mostram que a economia está em recuperação no Sul de Minas, já que a geração de empregos é um dos termômetros que medem se ela está indo bem. Além do setor de serviços, a boa notícia é que o comércio vem se recuperando na abertura de vagas e que a indústria está estável, ou seja, parou de demitir.
Entre as cidades, destaque para Pouso Alegre, Alfenas e Varginha, que entre as 10 maiores, foram as que mais contrataram no ano passado.