Postado em segunda-feira, 29 de janeiro de 2018 às 10:40

Morre quarto paciente com suspeita de febre amarela em Barbacena

Homem era de Ouro Branco e estava internado no Hospital Regional, conforme nota da Secretaria de Saúde de Barbacena.


 Secretaria de Saúde de Barbacena divulgou a quarta morte por suspeita de febre amarela na cidade. Trata-se de um homem, que tinha 41 anos e era morador de Ouro Branco. Ele morreu na tarde de domingo (28) por falência múltipla dos órgãos e febre hemorrágica. De acordo com a nota da Sala de Situação Emergencial de Barbacena, o homem tinha sido internado em estado grave no Hospital Regional no sábado (27).

A nota destacou que também foi colhida amostras do homem que morreu neste domingo, que serão enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará os exames laboratoriais para o diagnóstico da causa do óbito.

No sábado (27), faleceu um homem de 57 anos, morador de Piranga, também internado no Hospital Regional. Antes deles, outros dois pacientes considerados casos suspeitos não resistiram. Na quinta (25), um homem de 42 anos também veio a óbito no Hospital Regional e outro homem, de 42 anos, morreu no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa.

Situação de emergência
Na quarta (24), o prefeito Luís Álvaro decretou situação de emergência em saúde pública no município por causa do surto da doença e a iminência de surto de dengue.

O decreto nº 8.257 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial sem a necessidade de abertura de licitação pelo prazo de 180 dias.

Na última quinta-feira (25), o governador Fernando Pimentel (PT) incluiu mais 68 cidades no decreto de situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela, publicado em 19 de janeiro. Agora, 162 dos 853 municípios de Minas Gerais estão nas áreas onde há maior incidência de casos da doença. Foram incluídas cidades das Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e de Juiz de Fora, na Zona da Mata, além das áreas de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova, que já constavam do decreto original.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.


Fonte: G1 SUL DE MINAS



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo