Postado em sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
às 11:11
Mulheres vítimas de "ranking do sexo" em MG se unem em busca de punição: "Vergonha de sair na rua"
Vítimas que tiveram nomes citados em lista criaram grupo onde compartilham os casos.Agora, esperam que a polícia encontre os responsáveis...
O grupo de pelo menos 100 mulheres que foi vítima do “ranking do sexo” em Muzambinho (MG) decidiu se reunir para buscar conjuntamente punição dos responsáveis em divulgar a lista. O caso repercutiu nas redes sociais e a mensagem nomeada "TOP 100 Put...de Muzambinho" foi considerada machista por expor a intimidade de mulheres com adjetivos pejorativos. No grupo, as vítimas compartilharam histórias e agora tentam encontrar apoio. “Minha colega de trabalho, que também saiu na lista, só chora. Tá com vergonha de sair na rua", conta uma das vítimas.
A primeira atitude de algumas mulheres foi procurar advogados e fazer boletins de ocorrência na delegacia. As denúncias levaram a Polícia Civil a abrir um inquérito do caso. Para tentar reunir provas e se organizar, criaram um grupo no aplicativo de mensagens, onde trocam informações e dividem a revolta com a situação.
Constrangimento na família e no trabalho
Em vários nomes aparecem referências a amigos e local de trabalho das jovens, o que aumentou a exposição de algumas das vítimas. Muitas contaram quais foram as reações quando descobriram o caso. “Eu acordei de manhã com a mensagem de uma amiga que me perguntou se eu estava sabendo da lista. Não estava. Aí ela me mandou e disse que eu estava lá. Eu não acreditei, tive uma impressão muito ruim”, conta uma delas.
Fonte: G1 SUL DE MINAS