Postado em quinta-feira, 28 de dezembro de 2017 às 09:53

Transpirar pouco parece ser bom, mas pode ser sinal de doença comum e grave

Mas se a falta de transpiração é praticamente total e ocorre de uma hora para outra, pode ser sinal de hipotireoidismo...


 A ausência de suor pode parecer algo bom, já que não resultaria em desconfortos relacionados a mau cheiro ou em marcas nas roupas, mas se a falta de transpiração é praticamente total e ocorre de uma hora para outra, pode ser sinal de hipotireoidismo.

Ausência de transpiração: hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pelo mau funcionamento da tireoide, ou seja, ocorre quando a glândula é incapaz de produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo.

Além da redução da transpiração, outros sintomas comuns do hipotireoidismo são: cansaço excessivo, constipação, inchaço, ganho de peso, falta de ar, ressecamento da pele, formigamento e cãibras.

Diversos fatores podem desencadear a condição, como doenças autoimunes, radioterapia, deficiência de iodo, uso de medicamentos e até mesmo cirurgia de tireoide. O hipotireoidismo é a deficiência hormonal mais comum e é de fácil diagnóstico e tratamento.


Falta de suor faz mal para a saúde?

 


O suor que normalmente ocorre em resposta à temperatura elevada do corpo é uma espécie de mecanismo de regulação de calor e, portanto, importante para a saúde. Além do hipotireoidismo, outros fatores podem resultar na ausência de transpiração, como:

  • Herança genética
  • Uso de determinados medicamentos
  • Doenças de pele que comprometem a ação das glândulas sudoríparas
  • Alterações neurológicas
  • Idade avançada

Ausência de transpiração: principais cuidados

De modo geral, transpirar pouco não resultam em graves problemas de saúde, mas um médico deve ser consultado se a falta de suor ocorrer de forma repentina e vier acompanhada de outros sintomas.

Enquanto aguarda a consulta médica e a realização de exames, procure controlar a temperatura dos ambientes em que permanece a maior parte do tempo, evite usar roupas muito apertadas, não faça uso de remédios sem orientação de um profissional e abandone por um tempo o consumo de pratos muito condimentados.




Fonte: VIX SAÚDE



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo