Postado em quarta-feira, 5 de julho de 2017
às 14:02
Prefeitura construirá nova sede para o Tiro de Guerra
A sede do Tiro de Guerra (TG-004) será transferida para uma área na avenida Dr. Lincoln Westin, próxima ao campo de futebol da Chapada.
Alessandro Emergente
A sede do Tiro de Guerra (TG-004) será transferida para uma área na avenida Dr. Lincoln Westin, próxima ao campo de futebol da Chapada. A nova sede será construída pela Prefeitura de Alfenas que pretende, com a iniciativa, descentralizar as instituições, “desafogando” o trânsito na área central.
Hoje, o TG funciona em um terreno (na avenida Governador Valadares), ao lado do Fórum Milton Campos. A área pertence ao Poder Judiciário, que receberá o terreno de volta, anexando-o a estrutura do Fórum.
Na avaliação do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), a mudança abrirá mais vagas de estacionamentos nas vias públicas, uma vez que o terreno, onde hoje é o TG, deverá abrigar um estacionamento exclusivo para o Fórum. Além disso, o governo negocia para que parte da área, pertencente ao Judiciário, seja reservada para um estacionamento externo, ou seja aberto ao público.
Um dos efeitos da ampliação do espaço do Fórum Milton Campos pode ser maior facilidade para abrigar novas varas judiciais. Segundo o prefeito, duas novas varas já estão autorizadas e a disponibilização de mais espaço físico colabora para implantação dessas varas judiciais.
Novo local
O terreno, que abrigará a nova sede do TG, pertence ao Município. Com isso, o governo não precisa de autorização legislativa para iniciar a construção, uma vez que esse tipo de investimento já tem dotação orçamentária, segundo o prefeito em entrevista ao Alfenas Hoje.
Serão 2 mil metros quadrados de área coberta a ser construída, além de uma quadra poliesportiva. O projeto arquitetônico já está pronto, mas falta ainda a conclusão do projeto de estrutura. Só depois disso será possível definir a planilha de custos, que apontará o orçamento necessário para a construção. A previsão do prefeito é que a obra tenha início até setembro.
Uma outra área, pertencente ao Exército e que está ociosa, foi questionada pela reportagem do AH como um possível local para instalação da nova sede do TG. Trata-se de um terreno na avenida Benjamin Constant, no Jardim São Carlos. O local é alvo constante de reclamação de moradores e o assunto já foi abordado na tribuna livre da Câmara Municipal.
De acordo com o prefeito, há dois empecilhos para instalação de uma nova sede do TG no terreno do Jardim São Carlos. Um é que uma autorização da União para que a Prefeitura construísse no local demandaria tempo devido a burocracia. O outro é o barulho gerado pelo TG no início da manhã, o que prejudicaria os vizinhos. Esse barulho tem gerado reclamação de moradores no centro, próximo ao TG.
Luizinho defende uma negociação com o Exército para que o local, no Jardim São Carlos, seja destinado para uma área de lazer. Mas não informou se há negociação em curso.
Planejamento
Ao levar o TG para o bairro Chapada, o governo pretende dar continuidade a uma política de urbanização de valorização mobiliária de regiões consideradas carentes. Esse processo teve início na gestão anterior do governo petista com a doação de um terreno para a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) construir sua segunda unidade na cidade no bairro Santa Clara. Houve uma valorização dos imóveis naquela região.
O governo tem como meta priorizar investimentos nas regiões oeste e norte da cidade, onde estão bairros considerados mais carentes. A ideia, segundo o prefeito, é que 100% dos equipamentos públicos de atendimento à população (como creche e unidades de saúde) estejam disponíveis nessas áreas.
Em maio, a Justiça condenou, em decisão final, a Copasa ao pagamento de uma multa de R$ 23,8 milhões à Prefeitura de Alfenas. Na ocasião, o prefeito informou à reportagem do AH que utilizaria parte do recurso para transferência do TG para uma nova área e para reforma do Mercado Municipal.
COMENTÁRIOS