Postado em terça-feira, 4 de abril de 2017 às 15:33

Quais são os principais tipos de entrevista de emprego?

A entrevista é sempre a fase do processo seletivo que mais assusta os candidatos, principalmente por sempre haver aquela expectativa sobre que tipo de perguntas serão feitas.


A entrevista é sempre a fase do processo seletivo que mais assusta os candidatos, principalmente por sempre haver aquela expectativa sobre que tipo de perguntas serão feitas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns tipos determinados de entrevista, cada um com suas características próprias e objetivos bem definidos.

Estar preparado para as diferentes modalidades vai te ajudar a superar o nervosismo e estar confiante para demonstrar porque você é o melhor candidato para a posição.

Confira abaixo os principais tipo de entrevista de emprego e se prepare para todos eles com as nossas dicas:

1. Entrevista Técnica

Como o próprio nome diz, essa entrevista foca em testar se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para a vaga em questão. Nesse caso, a conversa é normalmente conduzida por um funcionário no mesmo nível ou superior ao profissional que será contratado. Também é comum que o candidato tenha que fazer alguma prova prática relacionada com o seu trabalho para complementar a análise do entrevistador.

2. Entrevista comportamental ou baseada em competências

Atualmente esse é um dos tipos de entrevista mais comum nos processos seletivos. Seu objetivo é avaliar se a personalidade e as habilidades do candidato estão de acordo com a posição e cultura da empresa. Além disso, a empresa também quer verificar se você de fato já teve experiências que comprovam que você conseguirá lidar com os requerimentos da função. O entrevistador, que é normalmente alguém de RH ou o futuro gestor do profissional que será contratado, pergunta sobre experiências profissionais e quer saber como o candidato agiu em determinadas situações.

Uma dica para esse tipo de entrevista é estruturar sua resposta com base na técnica STAR (Situação, Tarefa, Ações e Resultados):

Situação: Primeiramente, descreva uma situação específica em que você se encontrava ou uma tarefa que precisava cumprir.

Tarefa: Depois, você precisa explicar qual era a sua função e como planejou resolver a situação.

Ações: É necessário que você consiga expôr quais foram as ações que você tomou (e em que sequência) e qual foi o seu raciocínio para chegar a suas conclusões. Mesmo que você esteja falando sobre um projeto, ou outra situação em que trabalhou em grupo, é importante focar em quais foram as suas contribuições individuais.

Resultados: Por fim, resuma quais foram os resultados do seu trabalho. Seja bem detalhado e utilize porcentagens e outras métricas para embasar sua resposta e demonstrar o impacto do seu trabalho.

3. Entrevista em grupo
Essa entrevista tem como objetivo avaliar vários candidatos de uma só vez e é muito comum em processos seletivos para vagas de estágio ou trainee em grandes empresas. Os recrutadores normalmente utilizam dinâmicas e jogos para fazer os candidatos interagirem entre si e analisam seu comportamento trabalhando em grupo, buscando identificar pessoas que se sobressaem.

4. Entrevista com estudo de caso

Para avaliar a capacidade analítica do candidato e como ele resolve problemas, o entrevistador apresenta um caso real do mercado, com questões específicas da indústria ou mercado em que a empresa está inserida, para que ele apresente uma solução. Também é possível que a empresa faça uma simulação de uma situação do dia a dia do cargo para qual o candidato se aplicou. Nesse tipo de entrevista a condução é normalmente feita por um gestor direto ou pelo diretor responsável pela área.

5. Entrevista-painel

Diferentemente da entrevista em grupo, em que vários candidatos são entrevistados ao mesmo tempo, na entrevista-painel são vários avaliadores que conversam com um único candidato. O objetivo é avaliar o potencial contratado sob diversas perspectivas, abordando questões sobre o dia a dia da vaga em questão. Os entrevistadores incluem pessoas do departamento de RH, futuros colegas do novo contratado e seu superior imediato.

6. Entrevista por telefone

A entrevista por telefone é normalmente utilizada como a primeira forma de contato com o candidato, principalmente para coletar informações básicas que por ventura não constavam no currículo, como pretensão salarial e horários disponíveis.

Adzuna



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