Postado em quarta-feira, 29 de março de 2017
às 15:03
Deputados vêm a Alfenas discutir unificação das Polícias
A Câmara dos Deputados promove, na sexta-feira, em Alfenas, um seminário sobre a unificação das Polícias Civil e Militar.
Da Redação
A Câmara dos Deputados promove, na sexta-feira, em Alfenas, um seminário sobre a unificação das Polícias Civil e Militar. O debate será realizado no plenário da Câmara Municipal às 10h. O encontro é uma das ações da Comissão Especial Unificação das Polícias, criada pela Câmara dos Deputados.
A Comissão Especial tem até o fim desta legislatura para estudar modelos que unifiquem a atuação dos cerca de 425 mil PMs e 117 mil policiais civis que atuam nos estados brasileiros. No entanto, o comando da comissão quer divulgar o relatório final no primeiro semestre de 2018, já que vislumbra essa unificação como meio de frear a atual crise da segurança pública.
Segundo o presidente da comissão, deputado Edson Moreira, (PR/MG), delegado aposentado em Minas, o relatório já deverá vir acompanhado de proposta de emenda à Constituição e projeto de lei que viabilizem a unificação das polícias civil e militar.
Na primeira reunião do ano, os deputados da comissão criticaram os meios que os governos estaduais e federal têm utilizado para enfrentar a crise na Segurança Pública. "Uma única força ajudaria, em muito, o combate ao crime. Enquanto as forças estão brigando entre si, para saber quem vai fazer isso, quem vai fazer aquilo, os criminosos estão à frente, progredindo anos-luz, fazendo atos de terrorismo", opina Moreira.
O relator da comissão, deputado Vinícius Carvalho, (PRB/SP), admite que o tema é polêmico e divide opiniões dentro e fora das corporações. Para ampliar o debate e buscar um modelo ideal de unificação, o colegiado programou, para este ano, uma série de seminários regionais e visitas ao exterior.
Depois de conhecerem experiências de unificação policial na Alemanha, Itália e França, os deputados pretendem observar, neste ano, os modelos dos Estados Unidos e do Canadá. Carvalho promete que vai apresentar um relatório técnico.
Um dos seminários regionais será nessa sexta-feira em Alfenas, às 10h. Porém, apenas representantes da Polícia Civil estarão presentes. O delegado regional Thiago Gomes Ribeiro garantiu presença, mas o comando do 64˚ Batalhão da PM, tenente coronel Aurecy Argemiro Ferreira, não estará presente e nem enviará representante. A justificativa do comandante é que se trata de um assunto institucional e, por isso, não emitirá opinião. A informação foi confirmada por ele ao Jornal dos Lagos.
Serviço:
Seminário sobre Unificação das Polícias Civil e Militar – Viabilidade e seus Desdobramentos
Local: Câmara Municipal de Alfenas
Data: 31 de março (sexta-feira)
Horário: 10h
Realização: Câmara dos Deputados
COMENTÁRIOS