Postado em sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 às 13:01

Postos já estão com falta de vacina da febre amarela em Pouso Alegre

Moradores têm encontrado dificuldade para se vacinar na cidade. Secretaria Municipal de Saúde informou que mais doses foram pedidas.


 
Do G1 Sul de Minas

O aumento da procura pela vacina de febre amarela tem afetado os estoques dos postos de Saúde de Pouso Alegre (MG). Só em janeiro, foram aplicadas 2,5 mil doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a demanda é muito maior do que a capacidade de atendimento do município. Outras 8 mil doses já foram pedidas à Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas não há previsão de reabastecimentos e em algumas unidades a vacina já está em falta.

A dona de casa Maria de Fátima Pinto procurou um dos postos de saúde da cidade na manhã desta quinta-feira (26) e não conseguiu se imunizar. "Falaram que tá em falta e não tem previsão", contou. Como ela sempre vai para a zona rural, área de maior risco para se ter contato com o vírus da febre amarela, Maria de Fátima voltou para casa preocupada. "Dá medo, né? Tem que cuidar."

O mecânico Nilson também está apreensivo. Ele pretendia viajar para Teófilo Otoni (MG), no Vale do Mucuri, região onde se concentra o surto da doença no estado, mas vai ter que mudar os planos porque não encontrou a vacina. "Dá medo", comentou na saída do postinho.

Já a gerente comercial Elaine Pereira teve que andar muito para conseguir vacinar o filho de 9 meses. "Eu fiquei duas semanas buscando nos postos de saúde, inclusive no bairro onde eu moro. Até sugeriram que eu entrasse em contato com a rede privada e também estava em falta", disse.

De acordo com a enfermeira da Central de Vacinas da Prefeitura de Pouso Alegre, Ana Célia Pinto Alves, o número de doses está baixo. "Nós estamos com 510 doses e esperando [saber] se a regional libera mais para a gente", informou.

Na clínica particular administrada por Núbia de Araújo Maglioni, o estoque acabou há dois dias. "Eu tinha um estoque de 90 doses. Normalmente, a gente faz 15 imunizações de febre amarela por mês. Esse estoque não deu para 15 dias", disse.

A SES informou que as doses para a rede pública de saúde sao distribuídas semanalmente e que vão ser suficientes para atender a população. O órgão ainda disse que a recomendação do Ministério da Saúde é preiorizar a vacinação para quem mora, trabalhe ou viaje ára a zona rural, matas ou áreas de risco.

G1 Sul de Minas



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo