Postado em sexta-feira, 4 de março de 2016
às 09:10
Vídeo mostra policiais civis fazendo suposto pedido de propina em MG
Suspeitos teriam pedido R$ 50 mil para "facilitar" investigação de homicídio. Delegado e investigador de Pouso Alegre foram levados para Belo Horizonte.
Um vídeo gravado por dois advogados mostram o momento em que dois policiais civis, um delegado e um investigador, de Pouso Alegre (MG) teriam pedido R$ 50 mil para "facilitar uma investigação de homicídio. Eles foram detidos e encaminhados para a Casa de Custódia em Belo Horizonte (MG). Há a suspeita de que um delegado da cidade e outros agentes também estejam envolvidos no esquema.
Os advogados contam que na primeira vez que foram conversar com o delegado, acharam o procedimento estranho.
"Eles nos conduziram a uma sala vazia e, dentro desta sala, os dois investigadores, com gestos e posicionamentos, com as seguintes expressões: "Não, nós temos que ver como os doutores podem nos ajudar". Ou expressões do tipo: "A gente pode aliviar para o seu cliente ou pode prejudicá-lo. Nós não conhecemos como os doutores trabalham. Então nós gostaríamos de saber como é que vocês trabalham, como que vocês podem nos ajudar". E coisas e desta natureza", explicou Gleydston Lopes.
Lopes e o colega Marcos Freire acompanham o caso de um homicídio registrado na cidade no dia 15 de fevereiro. A partir deste momento, eles decidiram gravar toda a conversa com os policiais. Em um momento, o delegado pergunta do dinheiro.
Advogado: O senhor falou aí de...
Delegado: Cinquenta, né? Mas isso é negociável.
Depois das conversas, os advogados procuraram a ajuda do Ministério Público. "Imediatamente acionei a corregedoria da Polícia Civil em Belo Horizonte. Eles atenderam prontamente o nosso pedido, compareceram aqui na comarca de Pouso Alegre, e nos auxiliaram nas investigações", conta o promotor Márcio Henrique Mendes da Silva.
G1 Sul de Minas
COMENTÁRIOS