Postado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 às 08:32

Comerciantes comemoram nível do Lago de Furnas em Campo Belo, MG

Com as chuvas, nível chegou a 762 m acima do nível do mar nos Mendes. Quem depende da pesca e do comércio na região comemora a alta.


Do G1 Sul de Minas

Com a recuperação do nível do Lago de Furnas, o distrito turístico do Porto dos Mendes, em Campo Belo (MG), está cada vez mais movimentado. O reservatório já passou dos 762 metros acima do nível do mar, o que é considerado satisfatório no suporte ao turismo e à prática de esportes náuticos.

Quem vai ao distrito atualmente mal consegue acreditar que há um ano, toda a água tinha praticamente sumido. Em fevereiro de 2015, o Lago de Furnas tinha apenas 11,41% do volume útil e em 2010, a situação do reservatório estava com cerca de 10%.

O comerciante Cleunir Junior Pereira foi um dos que teve bastante prejuízo, tanto na criação de tilápias, quanto no bar, que ele administra com a esposa. Na época eles chegaram até a pensar em fechar o estabelecimento.

“O pessoal [se] afastou por causa da falta d´água e nós tínhamos expectativa de crescer, mas neste ano cresceu mesmo, o pessoal veio no Carnaval, tem gente construindo rancho e esperamos que melhore cada vez mais”, comentou.

Mas as chuvas vieram, o lago se recuperou e agora eles devem se reestabelecer. O comerciante Douglas Antônio Ribeiro estava esperando inclusive essa alta do nível do lago para investir. Há um mês ele investiu no próprio negócio e abriu uma lanchonete. No local, ele tem visto o movimento aumentar a cada fim de semana.

G1 Sul de Minas



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo