Postado em domingo, 17 de maio de 2015
às 01:46
Grupo de mulheres ciclistas de Alfenas, formado há cerca de 6 meses, já reúne 80 integrantes
Já chega a 80 o número de mulheres que aderiu ao Fast Girls, um grupo de ciclistas formado há cerca de seis meses.
Alessandro Emergente
Já chega a 80 o número de mulheres que aderiu ao Fast Girls, um grupo de ciclistas formado há cerca de seis meses em Alfenas. Diariamente, integrantes do grupo se reúnem para pedalar pelas ruas de Alfenas e, nos finais de semana, encaram até trechos de estradas rurais com trajetos que chegam a 60 km em alguns casos.
No sábado (16), mais de 40 ciclistas do Fast Girls se reuniram em frente a Concha Acústica, na Praça Getúlio Vargas, e de lá partiram em direção ao Mirante, no Cascalho. Foram mais de uma hora pedalando por trechos que incluíram estradas de terra. O trajeto de sábado foi em comemoração ao lançamento do uniforme do grupo.
Há cerca de seis meses, Patrícia Ramos Oliveira pedalava com o marido, Caio Nascimento, junto com o Thunder Bikes, grupo de ciclistas formado por homens. Foi então que Patrícia resolveu, junto com outras ciclistas, a formar o grupo feminino, o Fast Girls.
Objetivos variados
Os objetivos das participantes variam. Vão desde condicionamento físico, socialização até treinos para competições, como é o caso de Patrícia. Em março deste ano, ela – em sua primeira competição – conquistou logo a primeira colocação no 1˚ Mountain Bike Estradão de Campo do Meio. Agora, ela treina para uma outra prova no próximo dia 31 em Campos Gerais.
Uma página no facebook (clique aqui) foi criada para que as interessadas em participar do grupo entrem em contato. Depois disso, ela é adicionada a um grupo no Wathsapp, aplicativo utilizado para combinar os trajetos.
No decorrer da semana, toda noite grupos de ciclistas se revezam para pedaladas pela cidade. Nos finais de semana, nos sábados de manhã, os trajetos são mais intensos e com grupos maiores que se aventuram pelas estradas rurais da região.
Idade também não é obstáculo. O grupo reúne desde a caçula Isadora Oliveira Banhos, 14 anos, até Fátima Miserani, 56 anos. Pelo menos três vezes por semana, Fátima se junta ao grupo para pedalar por cerca de 1h30. Ela cita que, além do condicionamento físico, as amizades que surgem a motivam a continuar pedalando com a Fast Girls.
Isadora tem apenas 14 anos e, ao lado da mãe, Rosana de Oliveira Banhos, também enfrenta o desafio. Recentemente, chegou a pedalar 38 km num percurso de ida e volta até Alterosa, num trecho de estrada de terra pela balsa. Rosana diz que em casa a família toda pedala, incluindo o marido e o filho Vinicius de Oliveira Banhos, 12 anos.
que iniciaram o grupo há cerca de seis meses (Fotos: Alessandro Emergente)
Apesar do ciclismo estar em alta na cidade, Ângela de Fátima da Silva, uma das ciclistas que iniciou o grupo, diz que alguns motoristas ainda não respeitam os ciclistas. Ela diz que sente falta de uma política educacional no trânsito.
No ano passado, ciclistas do Thunder Bikes elaboraram um projeto de ciclofaixas em três pontos da cidade. A proposta foi encaminhada a prefeitura de Alfenas através do vereador Elder Martins (PROS), que também costuma pedalar. Mas até hoje o projeto não saiu do papel.
O uniforme do Fast Girls foi custeado pelas participantes com o apoio de alguns patrocinadores: Nutri Mais, Estética e Beleza Bia Flausino, Cemp Saúde, Total Bike, Farmácia Alfenense, Klikos, Loja Íntima e Academia Fórmula Fitness.
O Fast Girls já reúne 80 ciclistas (Fotos: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS