Postado em domingo, 6 de outubro de 2013
às 19:56
Victor Corrêa retoma liderança e deixa decisão para última corrida
O brasileiro está apenas um ponto na frente do segundo colocado e a decisão da temporada será na última etapa - em Barcelona.
Da Redação
Uma vitória no sábado e uma segunda colocação no domingo fizeram com que o piloto Victor Corrêa retomasse, neste final de semana no circuito de Monza (Itália), a liderança do Radical Masters Euroseries. O brasileiro está apenas um ponto na frente do segundo colocado e a decisão da temporada será na última etapa - em Barcelona (Espanha) no início de novembro.
Os dois pódios conquistados neste final de semana fizeram o brasileiro, patrocinado pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), saltasse de 86 para 121 pontos, apenas um ponto na frente do lituano Konstantins Calkos, que venceu a corrida neste domingo.
Antes da etapa dupla (sábado e domingo) de Monza, Victor Corrêa estava em segundo na temporada, três pontos atrás do lituano. Com o resultado deste domingo, deixando a disputa praticamente empatada, a decisão será em Barcelona (Espanha) nos dias 9 e 10 de novembro.
Foto: Divulgação
A etapa dupla de Barcelona será a última da temporada 2013, que começou em março em Portugal. Desde então foram disputadas etapas na França, Inglaterra, Bélgica e na Itália. Victor Corrêa e Konstantins Calkos revezaram-se na liderança durante o campeonato.
Em Monza
No sábado, Victor Corrêa aproveitou bem a sua pole position – a quarta na temporada –e liderou desde a largada. O brasileiro chegou a abrir 2s5 até a sétima volta, quando fez o seu pitstop obrigatório. Na volta para a pista retornou em segundo e na 14ª volta ultrapassou o suíço Marcel Marateotto, chegando a abrir cinco segundos na frente. Ao retomar a liderança da prova, Victor Corrêa passou a administrar a vantagem até a linha de chegada.
No domingo, sob chuva, Victor largou em oitavo e no encerramento do giro inicial já estava em quarto. No final da passagem seguinte já era terceiro. A partir da 11ª volta, depois que fez seu pit stop obrigatório, o mineiro de Alfenas foi tentando a ultrapassagem em cima do inglês Tony Wells. Após três tentativas, chegou a 250,581 km/h no final da reta, debaixo de chuva, e assumiu a vice-liderança na 14ª volta.
Ritmo forte
Mesmo imprimindo um ritmo forte e estabelecendo a sua volta mais rápida no último giro – quinta volta mais rápida da corrida -, Corrêa ainda ficou longe do vice-líder do campeonato, que aproveitou bem a pista livre depois que assumiu a ponta após o seu pitstop. A vitória ficou com o lituano Konstantins Calkos, que completou 20 voltas em 50min38s831 (média de 137,256 km/h), 7s067 a frente de Victor Corrêa.
“Foi um excelente resultado para quem largou em oitavo, por causa da quebra do motor na classificação. E ainda se considerarmos que a prova foi debaixo de chuva e com o carro acertado com pouca pressão aerodinâmica, fico mais feliz ainda”, analisou Victor Corrêa.
A pontuação do Radical Masters Euroseries depois de dez etapas está assim: 1) Victor Corrêa (Brasil), 121; 2) Konstantins Calkos (Lituania), 120; 3) Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 94; 4) Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 78; 5) Alex Mortimer (Inglaterra) e Chris Hyman (África do Sul), 72; 6) Mark Smithson (Escócia), 67; 7) Marcel Marateotto (Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 48; 8) Jamie Contable (Inglaterra), 46; 8) Christian Kronegard (Dinamarca), 44; 10) Mike Cantillon (Inglaterra), 33.
LEIA MAIS:
Victor Corrêa vence na Bélgica e fica a três pontos da liderança
Quebra tira Victor Corrêa da liderança
COMENTÁRIOS