Postado em terça-feira, 22 de novembro de 2016 às 10:03

Prefeito eleito anuncia três secretários municipais

Os três nomes anunciados são: Valéria Helena Albino (Educação), Rosilene Coutinho Modesto Junqueira (Fazenda) e Antônio Anchieta de Brito, o Cheta (Obras).


 Alessandro Emergente

O prefeito eleito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) anunciou os três primeiros secretários municipais que irão compor a sua equipe de governo a partir de 1˚ de janeiro. A ideia é anunciar os nomes do primeiro escalão aos poucos.

Os três nomes anunciados nesta terça-feira são: Valéria Helena Albino (secretária de Educação), Rosilene Coutinho Modesto Junqueira (secretária de Fazenda) e Antônio Anchieta de Brito, o Cheta (secretário de Obras).

Rosilene é funcionária aposentada da Caixa Econômica Federal (CEF). Foi gerente regional da Caixa, em Poços de Caldas, e era a responsável pela gestão de contratos com cerca de 120 prefeituras do Sul de Minas.

Escolhida para comandar a Secretaria de Fazenda, Rosilene diz que embora o objetivo seja a gestão financeira, buscando o equilíbrio nas contas públicas, poderá agregar com sua experiência na captação de recursos caso o governo entenda necessário.

Rosilene é natural de Pouso Alegre, mas reside há 30 anos em Alfenas. Ela é pós-graduada em gestão pública e será sua primeira experiência como agente político, uma vez que se aposentou no ano passado.

Educação

Na Secretaria de Educação, o nome anunciado é o de Valéria Albino, que acumula uma trajetória de gestão na Pasta. Foi secretária executiva durante o período em que a Secretaria de Educação era comandada por Tani Rose (PT) e chefe de gabinete durante a gestão de Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), hoje vice-prefeito, à frente da Secretaria de Educação.

Antes, Valéria coordenou o Núcleo do “Cidade Escola” no Caic, no Vila Esperança. No comando da Secretaria de Educação, uma das missões da futura titular da Pasta será reativar o programa e ampliá-lo, utilizando espaços alternativos.

 

Cheta, Valéria e Rosilene são os três primeiros nomes anunciados para composição da futura equipe de governo (Fotos: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje e Arquivo Pessoal)


Valéria aponta uma postura mais humanizadora como um dos eixos principais de sua gestão à frente da Secretaria de Educação a partir de janeiro. Duas ações também são apontadas por ela: ampliação das vagas na educação infantil e a implantação de um projeto de ensino de cursos técnicos.

Natural de Alterosa, Valéria é professora efetiva de Língua Portuguesa no Fundamental II da Escola Estadual Professor Viana e também de Redação e Língua Portuguesa no Colégio Pontual. Também já atuou como docente nos colégios Atenas e Anglo e no ensino de Artes na rede municipal.

Especulado para assumir a Secretaria de Educação, Eliacim disse que o entendimento foi que não ficasse vinculado a uma área determinada do governo e atuasse em “mais frentes”. O gabinete do vice-prefeito será montado na Secretaria de Educação. Questionado sobre a articulação política, disse que nada foi definido sobre o assunto.

Obras

Cheta, que assumirá a Secretaria de Obras, atuou à frente da Pasta durante os governos de Pompilio Canavez, na época no PT, e do próprio Luizinho. Também foi secretário de Habitação durante a gestão petista.

Por telefone, Cheta disse à reportagem que embora já tenha experiência à frente da Secretaria de Obras o momento político é outro. Mas espera conseguir enfrentar os possíveis problemas com muito diálogo e serenidade. Ex-vereador, ele também destaca a necessidade de uma boa relação com a Câmara Municipal para enfrentar os desafios da gestão.

O futuro secretário disse que o próximo governo adotar uma “gestão humana”, buscando resolver os problemas da sociedade dentro da previsibilidade legal.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.