Postado em quarta-feira, 4 de julho de 2012
Equipe de Alfenas conquista o Estadual de Basquete de Rua
Da Redação
A equipe Conexão Sul Streetboll, de Alfenas, foi a campeã da etapa estadual da Liibra (Liga Internacional de Basquete de Rua), realizada em Contagem no último domingo (1º). O time derrotou na final o Uuiii Thug Life, de Belo Horizonte, que foi a campeã da edição anterior, em 2011.
Num jogo disputado, o time que representou Alfenas venceu os belo-horizontinos por 13 a 12. Entre a fase de classificação e a final foram cinco jogos numa disputa que envolveu 18 equipes de Minas Gerais.
O time comandado por José Roberto Albino enfrentou dificuldades antes de seguir para BH para a disputa do Estadual. Sem recursos e sem patrocínio, Albino teve que recorrer a atletas de outras cidades da região para compor a equipe que representou Alfenas.
Dos seis atletas da equipe apenas Fernando reside em Alfenas. Outros três (Lucas, Matheus e Leonardo) são de São Sebastião do Paraíso enquanto os outros dois atletas que completam a Conexão Sul Streetboll são de Varginha (Neto e Francisco).
A Vaga
A vaga de Alfenas foi conquistada na etapa regional realizada em maio quando uma equipe formada por alfenenses levou o título e garantiu a participação no Estadual. Mas, segundo Albino, as dificuldades levaram muitos atletas alfenenses a desistirem. Por isso, teve que recorrer a jogadores de outras cidades para garantir presença em Contagem.
Fernando, o único alfenense entre os atletas, disse que as dificuldades são muitas, tanto que nem mesmo a bola para treinamento o time possui. Tem que recorrer a ajuda de um dos participantes do esporte que empresta a bola de basquete para os treinos.
Falta de Estrutura
Falta material e espaço para treino, explica Albino. A equipe teve que, uma vez por semana, alugar uma quadra particular para os treinos devido à reforma do Ginásio Poliesportivo. O segundo treino da semana era realizado na Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).
Albino afirmou que estava “desanimado” e que esta seria sua última empreitada no esporte, mas o resultado o fez refletir. “Material humano temos, mas não temos incentivo”, disse o treinador que utilizou recursos próprios na viagem. Os próprios atletas tiveram que custear as despesas com alimentação. O transporte foi feito pela prefeitura de Alfenas que disponibilizou uma van.
COMENTÁRIOS