Postado em domingo, 26 de setembro de 2010
Jovens atletas são selecionados para testes no Santos e no Atlético
O sonho de vestir a camisa de um grande clube do futebol pode virar realidade para sete jovens atletas de Alfenas.
Alessandro Emergente
O sonho de vestir a camisa de um grande clube do futebol brasileiro pode virar realidade para sete jovens atletas de Alfenas. Os garotos foram selecionados por “olheiros” de Atlético-MG e do Santos e partirão em busca do sonho. Todos fazem parte de um projeto da prefeitura comandado pelo treinador José Carlos de Morais (Carlinhos Vardemá).
A equipe santista realizou em setembro uma pré-seleção com 314 garotos em Poço Fundo. Passaram pelos testes 17 jovens atletas da região – cinco deles são de Alfenas e fazem parte da Escolinha de Futebol da prefeitura.
Os pré-selecionados de Alfenas são: Marcelo Oliveira da Silva (Nascido em 1995), Gabriel de Oliveira (1998), Christofer Flausino (1999), Luca Claudino (1999) e Pedro Rafaini (1999).
Eles viajam para Santos no final de outubro, quando permanecerão sob o comando dos treinadores santistas por uma semana em uma bateria de testes para seleção definitiva.
Vardemá afirma que o Santos é o único grande clube brasileiro que busca atletas mais jovens e também tem como política acolher a família dos adolescentes na Baixada Santista. A seletiva em Poço Fundo envolveu nascidos de 1992 a 2000 e foi comandada pelo supervisor técnico do Santos, Bebeto Stival.
No Galo
Para o Atlético-MG foram selecionados outros dois atletas da Escolinha: Josimar (goleiro) e Jean Máximo (meia). Os dois foram selecionados durante uma partida em Andradas. Eles viajam neste domingo à noite para Belo Horizonte e se apresentam nesta segunda pela manhã ao Clube Atlético Mineiro.
Jean e Josimar permanecerão por uma semana na Cidade do Galo em uma bateria de testes que pode mudar o futuro dos dois garotos.
O Projeto
O projeto, comandado por Vardemá, envolve 400 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Os treinos diários nos campos do Saliba e do Vila Betânia não são somente com o objetivo de revelar futuros grandes ídolos do futebol. O projeto, explica o treinador, busca a socialização dos adolescentes e a luta contra as influências negativas do dia a dia, como o uso de drogas.
A escolinha de futebol integra o Programa Cidade Escola, desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura.
Vardemá trabalha com o futebol há 17 anos e, nos últimos dois anos, seu projeto passou a integrar o programa Cidade Escola. A prefeitura passou a custear toda a estrutura necessária para o trabalho com os jovens atletas. “Eu trabalho com o futebol de base há 17 anos e nunca vi um apoio tão grande ao esporte”, disse o treinador.
COMENTÁRIOS