Postado em quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Árbitro da CBF organizará copa de futebol em Alfenas
Cleber Abade, do quadro de árbitros da CBF, esteve em Alfenas para discutir a realização de um torneio de futebol sub-17.
Alessandro Emergente
Cleber Wellington Abade, que integra o quadro de árbitros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), esteve nesta terça-feira em Alfenas para discutir a realização de um torneio de futebol sub-17. A expectativa inicial é que a competição seja realizada no ano que vem pela prefeitura de Alfenas por meio do programa Cidade Escola.
Abade realiza torneios de futebol em várias cidades do País e sua vinda a Alfenas foi articulada pelo vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), que participou da reunião no final da tarde de terça-feira no gabinete do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).
A ideia é que sejam realizadas disputas classificatórias entre equipes de Alfenas para selecionar as melhores que estarão na Copa Cidade Escola – o nome oficial ainda será definido. O torneio deverá ser na última semana de julho, mas Abade ainda precisa confirmar a data devido a outras competições no período. Antes, seriam as disputas classificatórias de equipes de Alfenas.
Fotos: Alessandro Emergente
Em reunião intermediada pelo vereador Ratinho, o prefeito Luizinho se reuniu com o árbitro da CBF CleberAbade
De acordo com o árbitro, julho é um mês de grande demanda de equipes interessadas e, por isso, necessitaria de uma semana de jogos para acolher essa demanda. A idéia inicial era aproveitar o feriado prolongado de 15 de novembro em um torneio disputado em três dias. O torneio deverá ser dividido em quatro categorias: sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.
Mas a possibilidade foi afastada devido ao curto período para preparação e divulgação do torneio e pela agenda esportiva do município já estar comprometida nesta data. A secretária de Educação e Cultura, Aliene Carvalho, informou que várias dependências municipais que poderiam ser disponibilizadas como alojamento dos atletas já estão cedidas para outra competição já agendada para novembro.
Outras Cidades
Abade tem organizados torneios de futebol sub-17 em várias cidades do País. A realização é sempre feita pelas prefeituras. No ano passado, oito cidades realizaram o torneio. Em Guará (SP), por exemplo, a quarta edição reuniu cerca de 1.300 atletas.
Na primeira competição de Alfenas, prevista para o ano que vem, há expectativa de que equipes conhecidas no cenário nacional participarem. O torneio também é uma oportunidade para os “olheiros” observarem jovens promessas, mas este não é o único foco dos realizadores que pretendem oferecer uma oportunidade de integração entre os atletas.
De acordo com o prefeito de Alfenas, o programa Cidade Escola oferece a oportunidade de aproximar os adolescentes do esporte e afastá-lo de influências negativas como as drogas. “Temos um grande programa e estamos investindo pesado nele”, disse.
Abade integra o quadro de árbitros da CBF desde 1999. Pela FPF (Federação Paulista de Futebol) já apitou 99 partidas da primeira divisão do campeonato paulista. Já pelo Brasileirão foram 101 jogos. O último foi no empate em um a um entre Atlético-MG e Vasco, em São Januário – no dia 9 deste mês.
Também participaram da reunião o coordenador do programa Cidade Escola, Gilberto Faloni; Marco Antônio Leal (presidente da Associação de Árbitros de Alfenas) e André Riquena (árbitro da FPF). O secretário de Esporte de Alfenas, Boaventura Passos Vinhas, não compareceu a reunião.
COMENTÁRIOS