Postado em segunda-feira, 7 de junho de 2010
Motocross de Alfenas reúne mais de 100 pilotos na Rampa Náutica
Um total de 102 pilotos. Este foi o número de participantes do Motocross de Alfenas, realizado na Rampa Náutica.
Alessandro Emergente
Um total de 102 pilotos. Este foi o número de participantes, no final de semana, do Motocross de Alfenas, realizado na Rampa Náutica. Um grande número de pessoas compareceu ao evento montado ao lado do Alfenas Náutico Clube.
A paisagem, bem ao lado do Lago de Furnas, também ajudou como cartão postal da competição. As corridas começaram no sábado com a realização do velocross (competição sem rampas), um na classe importada e outra na nacional.
A abertura oficial foi no domingo pela manhã. Em seguida, os pilotos entraram em cena para delírio do público. Treze categorias foram disputadas no domingo (veja a relação dos vencedores no final da página).
Pista foi montada ao lado do Lago de Furnas
A primeira corrida, categoria MX-3, teve início por volta de 13h e foi vencida por Guilherme Rabelo, de Elói Mendes, que liderou a prova de ponta a ponta. Chegou a ser ameaçado, em determinado momento da corrida, por Joseph Alves, de Machado, que também alcançou boas colocações nas categorias MX-2 (2º colocado) e MX-1 (3º colocado).
As duas categorias (MX-2 e MX-1) foram vencidas por Tunico Miranda, de Três Pontas. Tunico, revelação do Brasileiro de 2007 e tido como a grande atração do evento, confirmou o favoritismo e venceu outras duas categorias: Nacional Pró e 230 cc.
Os saltos dos pilotos contagiaram o público. Duas mesas (rampas para saltos), uma em frente a arquibancada e outra em frente o camarote, proporcionaram aos pilotos condições para saltos de 5 metros de altura em relação a pista. Isto porque eles atingiam até 3 metros além da rampa, que tinham uma entrada de 2,5 metros de altura para impulsão.
Mulheres e crianças também marcaram presença na pista. A categoria feminina foi vencida por Fernandinha, de Três Pontas. João Pedro (de Pinhal/SP), na 50 cc, Fernandinho (São José do Rio Pardo/SP), na 65 cc, e João Pedro (Muzambinho/MG), na 85 cc, saíram vencedores.
Os primeiros colocados das categorias foram premiados com produtos fornecidos por patrocinadores. De acordo com a organização do evento, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local no domingo para prestigiar as corridas.
O organizador do Motocross, Taylor Megda, avaliou como positiva a realização do evento, sobretudo devido a aceitação do público que demonstrou entusiasmo. Segundo ele, a organização priorizou a construção de uma pista “leve e rápida” que considerou a segurança dos pilotos um fator fundamental na execução do projeto.
A pista, de 1.100 metros, foi construída, numa área particular, cedida pelo empresário Eduardo Engel. Segundo Taylor, a pista seria desmanchada após o evento, mas o empresário decidiu mantê-la. Para este ano, a intenção é promover uma competição de jipeiros no local.
Taylor informou que o secretário municipal de Juventude e Turismo, Joselito de Souza (Lito), tem como objetivo a inclusão do MotoCross de Alfenas-2011 no calendário mineiro do esporte. A realização do evento foi da prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude e Turismo.
Veja os vencedores:
50 cc
1. João Pedro – Pinhão SP
2. Matheus Megda – Alfenas MG
3. Thiago Incert – Alfenas MG
65 cc
1. Fernandinho - São José do Rio Pardo SP
2. Micheuzinho – Campestre MG
3. Larissa – Ouro Fino MG
85 cc 1. Jo ão Pedro – Muzambinho MG
2. Gabriel Alexandre – Três Pontas MG
3. Yank – Lavras MG
230 cc 1. Tunico Miranda – Três Pontas MG
2. Èricson - Itajubá MG
3. Rolisses - Três Pontas MG
Categoria Feminina1. Fernandinha Três Pontas MG
2. Larissa – Ouro Fino MG
3. Karol - Alfenas MG
Nacional Iniciante1. Weber Lima – Alterosa MG
2. Luís Otávio – Lavras MG
3. Breno Gaspar – Muzambinho MG
Importada Iniciante 1. Jonathan - Itajubá MG
2. Ederson - Varginha MG
3. Tiago Bueno – Varginha MG
Intermediária 1. Clayton – Jacutinga MG
2. Danin “BUBA” – Piunhi MG
3. Tiago Bueno – Varginha MG
Nacional Pró 1. Tunico Miranda - Três Pontas MG
2. Érickison - Itajubá MG
3. Igor - Três Pontas MG
MX3
1. Guilherme Rabelo – Elói Mendes MG
2. Joseph Alves - Machado MG
3. Peterson - Itutinga MG
MX2
1. Tunico Miranda Três Pontas MG
2. Joseph Alves – Machado MG
3. Ivan - Muzambinho MG
2 Tempos
1º DANIN BUBA PIUMHI MG
2º CAVERINHA PIUMHI MG
3º HUGO BRITO LAVRAS MG
MX1
1. Tunico Miranda – Três Pontas MG
2. Guilherme Rabelo - Elói Mendes MG
3. Joseph Alves - Machado MG
PROVAS NO SÁBADO
CAT VELOCROSS NACIONAL
1º ROBERT AMARANTE LAVRAS MG
2º ROLISSES JUNQUEIRA TRÊS PONTAS
3º GABRIEL DE MELO LAVRAS
CAT VELOCROSS IMPORTADA
1º FERNANDO MARINE MACHADO MG
2º PETERSON "PETINHO" ITUTINGA MG
3º HUGO BRITO LAVRAS MG
CAT 2T
1º DANIN BUBA PIUMHI MG
2º CAVERINHA PIUMHI MG
3º HUGO BRITO LAVRAS MG
COMENTÁRIOS