Postado em domingo, 27 de julho de 2008
Mesmo sem apoio, Cambeta é sucesso nas férias
Henrique Higino
“Tem comerciante que prefere investir em festas (anúncios) do que em atividades esportivas”. A frase é de Addo Miguel Zen, responsável pela organização do Cambeta (Campeonato de Bete de Alfenas), e reflete a situação financeira do evento, que este ano não conseguiu vender – até a publicação desta matéria – nenhuma propaganda em suas placas de publicidade.
Mesmo sendo um evento tradicional na cidade e prestigiado pelos jovens, o Cambeta enfrenta a cada ano mais dificuldades para ser realizado. No ano anterior, o evento começou sem arquibancadas e só depois de dois dias conseguiu patrocínio para instalar. Este ano a prefeitura cedeu as arquibancadas e o som.
O evento é gratuito e conta principalmente com a venda de espaço publicitário para sobreviver. O dinheiro é usado na infra-estrutura e para a premiação dos atletas. Mesmo com pouco recurso, o organizador do Cambeta garante que a dupla que chegar em primeiro lugar irá receber R$ 600 em dinheiro. O prêmio para as outras categorias ainda não foi definido, mas haverá troféu e medalhas para os melhores colocados.
Apesar das dificuldades financeiras, o evento não perde o brilho. Em sua 22º edição, o Cambeta continua sendo ponto de encontro de jovens que lotam as arquibancadas na Mão-Inglesa para acompanhar os jogos. Os organizadores falam em aproximadamente mil pessoas que, durante os jogos, dividem espaço entre as arquibancadas e laterais da “arena” para acompanhar as “partidas”.
Ao todo, 100 atletas, divididos nas categorias livre, infantil e feminino, participam da competição, que acontece todos os dias, na parte da manhã e à tarde. Nesta quarta-feira, dia 30, começa a fase decisiva da competição. A final será realizada no sábado, dia 02.
COMENTÁRIOS