Postado em quinta-feira, 3 de julho de 2008
Camburão conquista mais um título mineiro
Mais um título para a galeria de Carlos Camburão. O atleta de Alfenas é o novo campeão mineiro de Jiu-Jitsu na faixa preta da categoria leve (até 76 Kg).
Alessandro Emergente
Mais um título para a galeria de Carlos Camburão. O atleta de Alfenas é o novo campeão mineiro de Jiu-Jitsu na faixa preta da categoria leve (até 76 Kg). A conquista veio após quatro lutas realizadas em Formiga no último final de semana. É o quinto Mineiro da carreira.
Camburão venceu quatro lutas para chegar ao título. Foram duas finalizações e duas vitórias por pontos. Na final, o atleta de Alfenas travou uma disputa contra Maximiliano, da equipe Nova União (Belo Horizonte), e a vitória veio por pontos (3 a 0).
O Mineiro deste ano foi disputado em duas etapas. A primeira foi em Belo Horizonte, no início de março. Camburão não participou porque disputava a 1ª etapa do Paulista, onde sagrou-se campeão. Pela conquistta do Pan Americano-2007, o atleta pode entrar direto para a disputa da 2ª etapa do Mineiro.
É a quinta vez que o atleta de Alfenas conquista o título Mineiro. Desta vez, com a faixa preta. No início da década, foram quatro títulos seguidos em diferentes faixas.
Três alunos de Camburão também saíram campeões de Formiga. Anderson de Souza (15 anos) foi campeão juvenil pela faixa amarela; Gabriel Cristiano Esteves ( 12 anos) foi campeão Infanto Juvenil/Pena com a faixa laranja; e Flávio Reis (9 anos) foi campeão mirim com a faixa branca. Este último tem apenas quatro meses de treino.
Há doze anos treinando, Camburão, hoje com 27 anos, já coleciona várias conquistas, inclusive internacional. Campeão Brasileiro em 2002, bi do Paulista 2005/2006, cinco Mineiros, além do Pan Americano de 2007, disputado na Califórnia (EUA). Este ano, chegou em 3º lugar na classificação do Brasileiro, além das conquistas da 1ª etapa do Paulista e da 2ª do Mineiro.
Novos Desafios
O atleta está se preparando para novos desafios ainda este ano. Em julho (de 17 a 20), participará do Mundial, no Ibirapuera (em São Paulo). “É a competição mais importante do ano”, diz.
Em agosto, o desafio é na Califórnia quando está previsto para o dia 20 o Mundial No-Gi (Luta sem quimono). Nestas duas próximas competições, Camburão pretende participar da categoria Absoluto, ou seja sem limite de peso para competidores. Até agora, ele tem participado em disputas na categoria Leve (até 76 kg).
Com a mudança de categoria, o atleta pretende aprimorar sua técnica enfrentando novos adversários que deve apresentar mais dificuldades. Camburão explica que é uma oportunidade para ele conquistar mais experiência e aprender novas técnica diante de dificuldades maiores do que as enfrentadas até aqui na carreira.
Vale Tudo
Outra disputa no calendário deste ano e que Camburão pretende participar é o Vale Tudo na Espanha. A data ainda não está definida. O atleta já está treinando em ritmo mais forte para a competição, aprendendo novas técnica de lutas em pé, como o Mai-tai e o Boxe.
Camburão explica que a opção pela disputa do Vale Tudo é financeira, uma vez que a competição oferece com mais facilidade este tipo oportunidade aos atletas. Ele diz que deve participar através de seu Mestre Paulo Resende, que atua em Poços de Caldas e na Espanha.
Patrocínio
Apesar do currículo de conquistas, Camburão ainda não tem definido os patrocínios para garantir suas despesas nas próximas viagens fora do Brasil. O único patrocínio vem da empresa Paramotos que tem investido no atleta, inclusive disponibilizando parte da estrutura para realização de projetos sociais desenvolvidos por Camburão. Para os interessados em patrocinar o atlet de Alfenas o telefone de contato é (35) 8805-0822.
Projetos Sociais
Através da Ajja (Associação de Jiu-Jitsu de Alfenas), Camburão tem desenvolvido projetos sociais levando gratuitamente o Jiu-Jitsu a crianças e adolescentes. Um dos projetos é realizado no bairro Chapada, onde são realizadas aulas três vezes por semana (na terça e na quinta-feira, das 9h às 10h e das 18 às 19h; e no sábado, das 9h às 10h e das 18h às 20h). São atendidas 100 crianças desde o início do ano.
Outro projeto é realizado na sua própria academia, no centro da cidade, onde são atendidas gratuitamente quase 200 crianças e adolescentes pelo projeto Ajja. O objetivo, neste caso, é formar novos atletas para o Jiu-Jitsu de Alfenas.
COMENTÁRIOS