Postado em sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Prefeitura entrega pista de skate reformada
Alessandro Emergente
A prefeitura entregou nesta sexta-feira a pista de skate itinerante que ficará ao lado do Campo do Saliba, mas será remanejada de acordo com a necessidade. O prefeito Pompilio Canavez (PT) disse que o processo licitatório para a construção da pista fixa será feito ainda este ano.
A pista movel ficou pouco mais de um ano parada após a madeira ficar danificada. São ao todo seis obstáculos para os skatitas, sendo quatro rampas. Os obstáculos são construídos a base de metalon e madeira. Ela foi inaugurada na gestão do ex-prefeito José Batista Neto.
De acordo com o prefeito, as pistas móveis poderão ser retiradas do local caso haja “necessidade” ou caso algum evento seja realizado. Citou como exemplo o Projeto Rua do Lazer, da EPTV, oportunidade para o deslocamento da pista.
Pompilio disse aos skatistas – na maioria adolescentes - que o local é provisório até a construção da pista de concreto.Admitiu que pode haver conflito entre os skatistas e os vizinhos devido ao barulho. Neste caso, recomendou que os jovens recoram à Coordenadoria da Juventude para que atue como intermediadora. “Convivam bem com os vizinhos”, disse aos skatistas.
O prefeito disse que o local escolhido é provisório até a construção de um espaço esportivo para a prática do skate. O projeto arquitetônico já está pronto e envolve além da pista de concreto, um parque infantil e uma creche. O local planejado para a construção é próximo ao Elivélton Sport Center.
A verba para o projeto é de R$ 29,7 mil. A justificativa, segundo o prefeito, para a não-construção até o momento é a “escala de prioridades”. Pompilio afirmou que o processo licitatório será feito até o final deste ano. “Provavelmente em outubro”, declarou ao informar que a licitação acontecerá juntamente com as obras aprovadas no Orçamento Participativo.
A pista itinerante foi entregue reformada duas semanas após uma reunião no gabinete da prefeitura terminar em uma forte discussão. Nesta sexta-feira, durante a entrega da pista, o prefeito negou que tenha se sentido pressionado pelos skatistas e afirmou que pressão é algo que faz parte da politica.
O presidente da ASA (Associação dos Skatistas de Alfenas), Fábio Sôssur, o Fô, disse ficar “feliz” com a reforma da pista de skate móvel, mas criticou o local onde foi instalada. Avalia que, além do “barulho” que pode incomodar os vizinhos, o risco de acidente é considerável, uma vez que a pista fica instalada em uma via. "A rua esburacada também dificulta a prática do esporte", comentou.
Sôssur sugeriu a instalação da pista ao lado do Ginásio Poliesportivo. Justifica que o espaço já é estruturado para a prática de esporte e não expõe os skatistas ao risco de acidentes pela próximidade com o trânsito. Além disso, diz, possíveis conflitos com vizinhos devido ao barulho poderiam ser evitados.
No final da tarde, logo após a entrega, quase 30 pessoas permaneceram no local observando as manobras de sete praticantes do esporte.
COMENTÁRIOS