Postado em quarta-feira, 15 de julho de 2015
às 08:47
Cervejas artesanais mineiras na maior feira do país
Cervejarias da Zona da Mata, integrantes do Projeto de Profissionalização do Sebrae, presentes na Brasil Brau – Degusta Beer/SP
Do Portal do Agronegócio
Seis cervejarias artesanais da Zona da Mata mineira estarão presentes no maior evento profissional do setor no país, o Degusta Beer, que acontece em paralelo à Brasil Brau, a mais importante Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que acontecem em São Paulo, no período de 15 a 17 de julho. A participação das cervejarias foi garantida pelo Sebrae Minas, que reservou os respectivos espaços. São três cervejarias de Juiz de Fora (Antuerpia, Artesanali e Mr. Tugas) e outras três – Cervejaria Tiradentes e Viçosa Beer, das cidades homônimas, e Wise, de Muriaé. Todas elas são egressas do Projeto de Profissionalização do Sebrae Minas que, entre outras, desenvolveu as temáticas consultorias e qualificações técnicas.
Realizado desde 2009 na maior cidade brasileira, o Degusta Beer é um tradicional espaço de encontro e relacionamento entre profissionais do mercado e aficionados da cerveja. Na edição do ano passado, o salão apresentou 60 expositores, 400 rótulos diferentes e mais de oito mil visitantes. As mineiras farão suas estreias no evento, com grandes expectativas, como ressalta o cervejeiro Antero Fernandes, da Artesanali, de Juiz de Fora, que fabrica a Artez e emprega oito funcionários: “Queremos mostrar a qualidade do nosso produto e conhecer outros produtores”. Fernandes produz 1.200 litros por mês, destinados a eventos. Como ponto de venda avulsa, a Artez, em três estilos – bock (avermelhada), pilsen (clara) e schwarz (preta) – só é comercializada na pizzaria do grupo, em Juiz de Fora.
Também de Juiz de Fora, a Antuerpia emprega 20 pessoas e produz 50 mil litros de chopp e cervejas por mês nas versões pilsen, trigo e black. A Antuerpia abastece, com exclusividade, seis restaurantes daquela cidade, é distribuída em Minas Gerais e Rio de Janeiro e quer alcançar outros estados. “Estamos planejando a nossa entrada no mercado paulista e a participação no Degusta Beer será uma grande chance para conhecermos possíveis clientes”, explica o empreendedor Saulo Oliveira. A ajuda do Sebrae foi ressaltada: “O Sebrae foi muito importante no sentido de que ele conseguiu unir os produtores num mesmo propósito, que é o de crescer. Ele dá o devido suporte para os pequenos, como, por exemplo, esta nossa participação na grande feira em São Paulo”.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS