Postado em terça-feira, 2 de junho de 2015 às 08:46

Estiagem dificulta pagamento de dívidas de produtores rurais

ALMG, em parceria com Governo do Estado, quer ajudar na renegociação com os bancos


Do Portal do Agronegócio
 
A necessidade de se rediscutir as dívidas dos produtores rurais mineiros foi o assunto tratado pelos parlamentares da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o vice-governador do Estado, Antonio Andrade. Representada pelo seu presidente, deputado Fabiano Tolentino (PPS), a comissão foi recebida na Cidade Administrativa na manhã desta sexta-feira (29/5/15) em reunião que contou também com o secretário de Estado de Agricultura, João Cruz, e representantes de entidades como a Federação da Agricultura e da Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e sindicatos de produtores rurais.
 
O principal assunto foi a estiagem dos dois últimos anos, que teria prejudicado os produtores rurais e dificultado o pagamento das suas dívidas com os bancos. Foi citada uma pesquisa realizada pela Emater-MG em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que aponta Minas Gerais como o epicentro da estiagem na Região Sudeste do Brasil. Segundo o estudo, todas as culturas teriam sido afetadas, e as perdas variaram e 50% e 80%.
 
O grupo acordou que será elaborado um documento com todas essas informações para ser entregue pelo secretário João Cruz à ministra da agricultura, Kátia Abreu. A expectativa é de que ela interfira junto aos bancos para viabilizar o alongamento das dívidas dos produtores rurais. O secretário João Cruz lembrou que documento semelhante já havia sido encaminhado em janeiro ao ministério, mas ele disse acreditar que agora o efeito será mais palpável. “Em janeiro, tínhamos estimativas de perdas; agora os dados são mais reais, e isso terá um impacto maior no encaminhamento das conversas", avaliou.

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo