Postado em terça-feira, 14 de abril de 2015
às 08:52
Safra de grãos será menor em Minas
A queda se deve à redução da área produtiva e à interferência negativa da seca em algumas culturas
Do FAEMG
A produção de grãos em Minas Gerais deve recuar 1,7% na safra 2014/15, com a colheita de 11,46 milhões de toneladas, frente as 11,66 milhões de toneladas geradas no período produtivo anterior. A queda se deve à redução da área produtiva e à interferência negativa da seca em algumas culturas.
Os dados são do sétimo levantamento da safra de grãos, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). De acordo com o levantamento, a produtividade no Estado será 0,2% inferior, com um volume médio de 3,59 toneladas por hectare. A área destinada à produção deve ficar 1,6% menor, somando 3,19 milhões de hectares.
Dentre as culturas, a produção de milho primeira safra deve recuar 3,8% com a colheita de 5,52 milhões de toneladas. O resultado se deve à redução da área plantada, que ficou 6,9% menor com o uso de 1,02 milhão de hectares. A migração para a soja, produto que tem maior liquidez, é uma das justificativas para a redução.
A produtividade do milho foi estimada em 5,4 toneladas por hectare, aumento de 3,3% frente a safra anterior. De acordo com os pesquisadores da Conab, os efeitos da seca sobre a produtividade do cereal na primeira safra serão estimados, com maior precisão, no próximo levantamento quando a colheita estiver mais avançada.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS