Postado em sexta-feira, 13 de março de 2015
Com R$ 160, estudantes criam projeto que monitora gasto de água
Com aplicativo, usuários podem determinar quanto pretendem gastar. Ideia foi criada na ETE de Santa Rita do Sapucaí e já recebeu prêmios.
Do G1 Sul de Minas
Com apenas R$ 160, três estudantes da Escola Técnica de Eletrônica (ETE) de Santa Rita do Sapucaí (MG) criaram um projeto que facilita o monitoramento de consumo de água e auxilia a população durante os tempos de escassez. O equipamento criado por eles é capaz de controlar os gastos e ainda gerar pequenas quantidades de energia elétrica para ajudar na iluminação da casa.
O mecanismo é simples: ele pode ser implantado na tubulação de água das casas e mede o consumo. Em seguida, gera energia. Uma facilidade do projeto é a criação de um aplicativo, onde por meio do celular, o usuário pode determinar a quantidade de água que quer gastar durante o mês. Caso o gasto seja maior que o esperado, o hidrômetro é zerado, indicando que é preciso economizar.
“Existe um sensor que é acoplado na saída da caixa e emite alguns sinais elétricos, que passam em uma unidade de controle e depois são convertidos para a quantidade de litros circulados naquele momento”, disse o aluno Fernando Costa.
[Leia mais]

[Leia mais]
COMENTÁRIOS