Postado em segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 às 09:10

Zoneamento Ambiental Produtivo se torna modelo em Minas

Metodologia é padrão para desenvolvimento de arranjos produtivos no estado


Do Agricultura MG

A Metodologia Mineira de Caracterização Socioeconômica e Ambiental de Sub-bacias Hidrográficas, ou Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), já está disponível no site da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), contendo instruções para elaboração de mapeamentos e estudos necessários para o desenvolvimento de projetos agropecuários e licenciamento ambiental.
 
Por meio do Decreto de Estadual nº 46650, de 19 de novembro de 2014, a metodologia do ZAP se tornou, desde então, oficial do estado. Coordenado pela Seapa e a Secretaria deEstado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), as informações sistematizados na metodologia permitem que empreendedores, em determinadas bacias hidrográficas, possam estabelecer seu potencial produtivo levando em consideração as limitações do uso dos recursos naturais. 
 
“Com o ZAP é possível ter uma visão holística da bacia hidrográfica. Assim, as decisões tomadas no âmbito da propriedade terão como base o diagnóstico da bacia, do qual o produtor utilizará para fazer a adequação socioeconômica e ambiental da propriedade, com foco na sustentabilidade”, explica o coordenador do ZAP, Amarildo Kalil, assessor especial da Seapa.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo