Postado em sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Impactos das adversidades climáticas à safra cafeeira

As cotações do café arábica no mercado internacional registraram grandes oscilações em janeiro de 2015, influenciadas pelas condições climáticas adversas e incertezas quanto ao tamanho e à qualidade da safra cafeeira de 2015 do Brasil.


Do Portal do Agronegócio

Notícias sobre a chegada de frente fria e chuvas acabaram pressionando as cotações no último mês, contudo, as chuvas têm sido pontuais, em pequenos volumes e consideradas insuficientes para recuperação das lavouras ou reversão dos prejuízos já observados, como: abortamento de flores, não vingamento de chumbinho, comprometimento no desenvolvimento dos internódios das plantas e má granação (enchimento de grãos).
 
Fase crítica para o desenvolvimento dos internódios das plantas e granação (enchimento de grãos), dezembro e janeiro registraram precipitações abaixo da média histórica e temperaturas elevadas em importantes regiões produtoras, assim como ocorreu também na safra anterior.
 
MINAS GERAIS
 
Segundo a Fundação Procafé, em Varginha, município do Sul de Minas, a precipitação foi 37% abaixo da média histórica (de 1974 a 2013), em dezembro de 2014. Em relação ao acumulado de chuvas em 2014, foi registrado 698,4 mm, muito inferior a média histórica que é de 1.472,3 mm. Esse volume de chuvas representou apenas 47% da média.
 
Como resultado do déficit hídrico de 2014, a disponibilidade de água no solo tem se mantido significativamente abaixo da média histórica em regiões como Varginha/MG, Carmo de Minas/MG, Boa Esperança/MG, também no Sul de Minas.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo