Postado em sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
às 08:57
Sistema de irrigação por gotejamento poderá ser alternativa
A economia de água proporcionada pelas novas técnicas de irrigação tem estimulado os investimentos por parte dos agricultores...
Do Faemg
A economia de água proporcionada pelas novas técnicas de irrigação tem estimulado os investimentos por parte dos agricultores, principalmente após o longo período de estiagem observado em 2014. Uma das empresas que vem expandindo a atuação em Minas Gerais é a Netafim. De origem israelense, a indústria especializada em irrigação pretende ampliar, significativamente, a atuação no Estado, principalmente na cultura do café, onde a demanda pelos sistemas de irrigação por gotejamento está em pleno crescimento.
A economia no volume de água proporcionada pelo gotejamento varia entre 30% e 50% quando comparada com a irrigação por aspersão. O saldo de economia de água para consumo humano com o gotejamento pode variar de 20% a 40%.
De acordo com o gerente Agronômico da Netafim, Carlos Sanches, muitos produtores têm investido no sistema e a tendência é de manutenção do crescimento, já que grande parte do país vem enfrentando períodos mais longos de estiagem e perdas na produção agrícola.

COMENTÁRIOS