Postado em sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 às 09:18

Baixa do lago de Furnas traz à tona ruínas de laticínio e ponte em Fama

Com estiagem, nível do reservatório é o mais baixo desde 1999. Moradores lembram passado com cenários que surgiram com seca.


Do G1 Sul de Minas

A baixa do lago de Furnas com a escassez de chuvas que atinge a região trouxeram à tona monumentos do passado alagados para a construção do reservatório. Em Fama (MG), campos de plantação, uma ponte e a antiga estrada de ferro agora são parte da paisagem do município e os moradores relembram histórias do passado vividas nos locais. Mas além das lembranças, a baixa do lago também traz prejuízos para os moradores. Com a atual estiagem no Sul de Minas, o lago atingiu o nível mais baixo desde 1999, impedindo que a balsa que liga a cidade a Córrego do Ouro (MG) circule pelo reservatório.
A primeira a aparecer do fundo do lago com a estiagem foi a antiga estrada de ferro que passava por Fama. Com a redução do nível do reservatório em 2012, parte dela veio a tona, mas com a continuidade da seca, agora é possível ver toda a estrada que atravessa a represa. Também ali surgiram as ruínas de um laticínio construído às margens da ferrovia, por onde era escoada toda a produção.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo