Postado em segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 às 08:25

Especialistas acreditam que safra atual será mais baixa.

O clima nas principais regiões produtoras de café no início de 2015 começa parecido com o que foi presenciado por produtores no ano passado, com altas temperaturas e chuvas abaixo da média


Do Portal do Agronegócio

 

Especialistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas já temem que a produção mais uma vez tenha queda e também se preocupam com a safra de 2016.
 
A produção de café (arábica e conilon) em 2014 registrou queda de 7,7 por cento na comparação com a temporada anterior devido a seca e a colheita foi de 45,3 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estima-se que 71,2 por cento desse número seja de arábica (32,3 milhões de sacas) e a de robusta (ou conilon) foi estimada em 13,03 milhões de sacas.
 
A Conab em seu primeiro levantamento para a safra 2015 projetou que o Brasil deve ter colheita de 44,11 milhões a 46,61 milhões sacas com melhora na produção de café arábica e queda na de café robusta. Segundo analistas, o número está dentro das expectativas.
 
De acordo com o gerente do departamento técnico da Cocatrel, Roberto Felicori, a produção de 2015 pode cair cerca de 20 por cento em relação a 2014 no Sul de Minas devido a seca recente. A estimativa foi feita em reunião de um grupo de especialistas técnicos com representantes de 15 cooperativas da região.
 
“Nós vemos que as condições climáticas estão totalmente desfavoráveis para uma boa produtividade. Estamos preocupados com a situação que está se repetindo neste ano e estamos vendo que a quebra será monstruosa como em 2014”, explica Felicori.
 
Ainda de acordo com o gerente, algumas cidades da região Sul de Minas, importante produtora de café, registram cerca de 200 mm de déficit hídrico, isso em um momento importante para o cafeeiro que é a granação dos frutos.
 

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo