Postado em quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 às 08:51

Estoque segura exportação recorde de café

Mesmo com quebras de até 50% nas lavouras e redução da produtividade por conta da estiagem, a exportação cafeeira bateu o recorde em volume e faturamento em 2014


Do Portal do Agronegócio

Isso porque os estoques ajudaram os produtores a honrarem seus contratos, fato que não poderá se repetir neste ano.
 
Representantes do setor ouvidos pelo DCI afirmam que o problema continua o mesmo: falta de chuvas, que devem acarretar perdas regionalizadas na produção.
 
Balanço divulgado ontem pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) mostra que o País embarcou 36,3 milhões de sacas entre os meses de janeiro e dezembro, alta de 14,7% em relação a 2013. A receita chegou a US$ 6,57 bilhões, um salto de 26% sobre os US$ 5,21 bilhões obtidos no resultado anterior.
 
Cenário negativo
 
"A essas 36 milhões de sacas exportadas, acrescente a demanda de 20 milhões de sacas para suprir o mercado interno. A produção do ano passado nem atingiu a marca de 50 milhões de sacas, faltaram pelo menos 10 milhões que foram supridas com estoque. Só que, neste ano, se vendermos a mesma quantidade e a produção for pequena, não teremos estoque para suprir", explica o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino.
 
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o Brasil colheu 45,3 milhões de sacas de 60 quilos de café em 2014, queda de 7,7% na comparação com a temporada passada.
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo