Postado em domingo, 28 de dezembro de 2014
às 13:02
Cotações de café tendem a cair em 2015 com melhora na oferta global
Pressão terá origem no Brasil, maior produtor do mundo.
Do Globo Rural
Produtores de café arábica vão precisar de uma dose extra de cautela em 2015 pois a tendência é de queda das cotações internacionais nos próximos meses, com melhora na oferta global do produto. A pressão virá principalmente das condições da safra brasileira, a maior do mundo.
Em 2014, as lavouras do País foram castigadas pela falta de chuva e elevadas temperaturas, diminuindo a produção nacional. Os preços futuros na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) subiram cerca de 40% desde o início do ano.
Para 2015 não se espera clima tão desfavorável e a recuperação da produção tende a pressionar os preços. O diretor de Café da corretora Newedge, Rodrigo Costa, informa que "a oferta global deve continuar apertada em 2015, mas a situação não é desesperadora como se imaginava inicialmente". Segundo Costa, o mercado já teve uma correção para cima, em virtude das perdas na safra brasileira de 2014. Agora, os preços devem ceder, já que o clima está se regularizando aos poucos nas principais regiões produtoras do Brasil.

COMENTÁRIOS